Questões sobre Administração Hospitalar

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Listagem de Questões sobre Administração Hospitalar

Considere, hipoteticamente, que determinado hospital dispõe de todos os seus processos informatizados e todas as estações de trabalho equipadas com tecnologia de ponta. O suporte a toda essa estrutura tecnológica é prestado por profissionais do Centro de Informática (CI). Preocupado com a segurança do sistema de informática, o Dr. Rivanil, diretor do CI, inscreveu Luiz, analista de sistema júnior, num curso avançado de senhas de acesso a sistemas informatizados. Após a realização do curso, Luiz retornou ao hospital, trabalhou no primeiro dia, mas no segundo dia ele não retornou ao trabalho. Nesse dia, todos os programas administrativos do hospital solicitavam senhas de acesso e as antigas senhas, até então utilizadas, não estavam sendo aceitas.

Ninguém, além de Luiz, sabe como proceder para quebrar o sistema de senhas criado por ele. Luiz entra em contato com Dr. Rivanil e pede dois milhões de reais para fornecer as senhas. O administrador do hospital cometeu falhas na gestão desse processo. Identifique-a:

No tocante aos instrumentos de avaliação interna da qualidade, Deming difundiu a ideia dos ciclos de melhoria contínua por meio do PDCA, ou plan (planejar), do (fazer), check (avaliar), act (consolidar). Para que a melhoria contínua ocorra, algumas ferramentas da qualidade podem ser utilizadas no âmbito hospitalar, tais como,

Silvia cumpria com as suas responsabilidades como secretária, mantendo em dia as agendas dos diretores do hospital. Certo dia, comunica ao diretor do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) que passou em um outro concurso e que deixaria esse hospital. Esse diretor logo concordou com a sua saída, permitindo o desligamento imediato da funcionária.

A nova substituta para o cargo, Joselina, começou a trabalhar e sentiu falta da agenda de compromissos dos diretores do hospital. Os diretores informaram à Joselina que Silvia havia trabalhado intensamente na criação da agenda eletrônica para os diretores. Ao tentar acessá-la, um dos diretores percebe que tal agenda não está mais disponível. O diretor do NGP entra em contato com o Departamento de Informática que não sabe informar o que aconteceu. Ao entrar em contato com Silvia, responde que a agenda lhe pertencia, pois ela havia criado e que no seu contrato de trabalho e no perfil do cargo de secretária não constava essa tarefa. Diante disso, o diretor do NGP informa à nova secretária que criasse, então, uma nova agenda, mas assegurasse sua institucionalidade. Identifique as falhas cometidas pelo diretor do Núcleo de Gestão de Pessoas:

I. Permitir o desligamento de uma funcionária sem que ela transmitisse as suas responsabilidades para a nova funcionária.

II. Permitir que a criação de uma tarefa pela funcionária não fosse institucionalizada nos atributos do cargo de secretária.

III. Elaborar contrato de trabalho que não estabelece que as tarefas do cargo sejam de patrimônio do hospital.

IV. Entrar em contato com a antiga funcionária para informar sobre o destino da agenda.

V. Informar à nova secretária para criar uma agenda institucionalizada.

Está correto o que se afirma APENAS em

Na administração hospitalar, é comum a utilização de indicadores para medir e acompanhar o desempenho dos diversos setores que compõem sua estrutura, dos serviços prestados e das atividades desenvolvidas. O Centro Nacional para Desenvolvimento Hospitalar-CENAHOSP classifica as atividades hospitalares em: “acessórias”, “administrativas”, “meio” e “principais”. Outros autores classificam as acessórias e as administrativas como atividades de apoio, às quais estão diretamente relacionados os seguintes indicadores:

Julgue os itens seguintes, no que tange a conceitos, métodos e técnicas de planejamento estratégico, modelos de gestão, estruturas organizacionais e avaliação de desempenho. Na administração moderna, o modelo de gestão centralizado é o mais adequado para empresas do ramo hospitalar.

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