Questões de Administração do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração do ano 2006

Os manuais são documentos elaborados dentro da estrutura organizacional com o objetivo de padronizar os procedimentos das diversas áreas/atividades. Desta forma, os autores de O&M dizem que isto pode aperfeiçoar o processo de comunicação, bem como racionalizar os métodos. Os diferentes "tipos de manuais" cumprem objetivos específicos, conforme você verá nas definições a seguir. Assinale a alternativa que tem a definição correta.

#Questão 17941 - Administração, Marca, CESGRANRIO, 2006, DECEA, Técnico de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo

Clientes buscam melhores serviços e melhores produtos. Empresas têm de facilitar as escolhas dos clientes agregando a seus serviços e produtos o maior valor possível. Valor, para o cliente, consiste em uma soma de benefícios que ele pode receber do produto ou do serviço. Os benefícios que o cliente espera do produto podem ter valor econômico, funcional e psicológico. Este último tipo de valor refere-se a:

A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.

Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma organização não-governamental ligada à área de saúde identificou, em recente pesquisa, na região, que, entre os adolescentes, o consumo de alimentos mais leves, como saladas, produtos lights e diets, com baixo nível de calorias, estava com alta tendência no mercado. Nessa situação, a organização Sanduíche e Cia. não será impactada, visto que seu público não se limita aos adolescentes.

A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.

Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Sorvetes não proporcionam o nível de lucratividade desejado pela Sanduíche e Cia. Apesar disso, após sugestões de clientes, a empresa decidiu incluir esse produto entre os produtos que oferece. Nessa situação, a atitude adotada pela empresa está em consonância com a tendência de mercado de que se deve satisfazer os clientes.

A partir da situação relatada no texto, considere, ainda, que a MCE possui como mercado ideal o composto por pessoas jurídicas (hotéis, pousadas). No entanto, o mercado da organização, no sentido amplo, pode ser analisado e categorizado, dadas as suas características, em função do nível de interesse, de renda e de acesso de compra. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, acerca das categorias de mercado.

João e mais 233 pessoas demonstram ter interesse suficiente em relação aos eletrodomésticos ofertados em promoção pela empresa, no entanto não possuem renda nem acesso para adquiri-los. Nesse caso, está caracterizado um mercado potencial.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis