Questões de Administração Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral

#Questão 963109 - Administração Geral, Gestão Estratégica, FGV, 2022, TJ-DFT, Analsta Judiciário - Administração

A cultura organizacional é um fenômeno complexo, que pode ser definido como “um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais” (Robbins, 2006, p. 375). A cultura influencia os comportamentos e a forma como os membros percebem a organização e respondem aos desafios enfrentados. Embora complexa, a cultura organizacional pode ser apreendida por algumas características básicas que permitem capturar sua essência.


Entre essas características, podem-se destacar:

#Questão 963110 - Administração Geral, Gestão Estratégica, FGV, 2022, TJ-DFT, Analsta Judiciário - Administração

Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tem sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia, no tipo cadeia. A gerente reconhece que esse tipo de rede de comunicação tem certas limitações, como, por exemplo, um impacto moderado na satisfação dos membros da equipe.


No entanto, a rede de comunicação do tipo cadeia é mais eficaz do que os demais tipos de rede de comunicação quando o foco está na:

#Questão 963111 - Administração Geral, Gestão Estratégica, FGV, 2022, TJ-DFT, Analsta Judiciário - Administração

A área de RH da organização XYZ realizou a avaliação do perfil de liderança de cinco gerentes utilizando-se da grade gerencial, como proposta por Blake e Mouton. As posições dos gerentes na grade foram: Ana - posição (1,9); Bruno - posição (9,9); Carla - posição (1,1); Daniel - posição (9,1); Edgar - posição (5,5).


Sobre esses perfis de liderança, de acordo com o modelo de Blake e Mouton, é correto afirmar que:

#Questão 963113 - Administração Geral, Gestão da Qualidade, FGV, 2022, TJ-DFT, Analsta Judiciário - Administração

Certa agência de um órgão público vem recebendo um número significativo de reclamações dos cidadãos atendidos em relação à qualidade dos serviços prestados. A gerente da agência quer identificar se há correlação entre o tempo de atendimento ao público e o tempo de experiência dos funcionários no cargo, com vistas a planejar possíveis ações para melhoria da qualidade.


Para identificar essa possível correlação, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:

#Questão 963114 - Administração Geral, Processo Decisório, FGV, 2022, TJ-DFT, Analsta Judiciário - Administração

Uma equipe de seis pessoas está reunida para decidir sobre o encaminhamento mais apropriado para um projeto de melhoria dos serviços prestados pela organização em que trabalham. José, o menos experiente do grupo, tem dúvidas sobre a proposta apresentada por Maria e Pedro, os mais experientes, pois acredita que seria uma proposta “conservadora em relação às tendências atuais de mercado”. No entanto, José manteve silêncio sobre seu ponto de vista, pois percebeu que o grupo, incluindo o gerente, apoia a proposta de Maria e Pedro, e preferiu “não criar conflito na equipe, especialmente sobre um projeto tão importante”.


A situação ilustra um sintoma de um fenômeno comum à tomada de decisão em grupo, conhecido como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis