Questões Concurso UFRR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFRR

No processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), são estabelecidas fases distintas que organizam e estruturam o planejamento de Tl em uma organização pública. Essas fases têm o objetivo de orientar a identificação das necessidades de tecnologia, a definição de metas e ações estratégicas, e a organização dos recursos necessários para a execução do plano. Em cada fase, subprocessos específicos são conduzidos para alcançar os objetivos traçados, detalhando as atividades, os responsáveis, e os artefatos de entrada e saída. 

Com base nesse contexto, relacione corretamente cada atividade com seu respectivo subprocesso de elaboração do PDTI. 

Atividades: 

1. Planejar o levantamento das necessidades.
2. Definir metas e ações.
3. Estimar a capacidade da execução da TIC.
4. Consolidar documentos de referência.
5. Identificar os fatores críticos de sucesso.
6. Identificar necessidades de contratação de TIC.

Subprocessos:

a. Preparação.
b. Diagnóstico.
c. Planejamento. 

Assinale a alternativa que corresponde a associação CORRETA: 

#Questão 1125199 - Governança de TI , ITIL , UFRR, 2025, UFRR, Analista de Tecnologia da Informação

Uma grande organização de Tl está passando por uma transformação significativa, envolvendo a introdução de novos serviços e uma reestruturação interna. Essa mudança afeta tanto a infraestrutura tecnológica quanto o comportamento e as funções dos colaboradores. Durante a fase de implementação dos novos serviços, um número considerável de incidentes relacionados ao desempenho e à estabilidade dos sistemas foi registrado. Além disso, para garantir que a transformação seja bem-sucedida, a organização esta se concentrando na aceitação dos colaboradores e no gerenciamento dos riscos associados as novas praticas. 

Com base no cenário apresentado, associe corretamente os objetivos das praticas de gerenciamento da ITIL 4 listadas a seguir com suas respectivas descrições. 

1. Gerenciamento de Incidentes. 
2. Gerenciamento de Problemas. 
3. Gerenciamento de Risco. 
4. Controle de Mudanças. 
5. Gerenciamento da Implantação. 
6. Gerenciamento de Mudanças Organizacionais. 

( ) Restaurar o serviço ao funcionamento normal o mais rapidamente possível após uma interrupção minimizando o impacto negativo. 
( ) Reduzir a probabilidade e o impacto de incidentes, identificando causas reais e potenciais de incidentes e gerenciando soluções alternativas e erros conhecidos. 
( ) Garantir que a Organização identifique, avalie e lide com os riscos que podem impactar a criação de valor para seus clientes.  
( ) Controlar as mudanças no ambiente de Tl de forma segura e minimizar impactos negativos nos serviços. 
( ) Gerenciar o impacto das mudanças organizacionais nas pessoas, facilitando a transição. 

A sequência está CORRETA em: 

Seguindo uma tendência na América Latina acentuada desde o inicio dos anos 2000, o direito fundamental de acesso à informação de interesse publico está regulamentado no Brasil pela Lei nº 12.527 de 2011, a Lei de Acesso a Informação (LAI). Com esse dispositivo, formalizou-se o reconhecimento do dever do Estado em assegurar o direito fundamental de acesso a informação em conformidade com os princípios da administração publica previstos na Constituição Federal, a saber: a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência. 

Tendo esse pressuposto, podemos considerar como diretrizes do acesso a informação, EXCETO: 

Relativamente ao acesso da população a políticas culturais, podemos destacar a relevância de ações dos profissionais da Comunicação Social. Nesse mesmo cenário, destaca-se também a compreensão da cultura no contexto de democratização dos bens e do estimulo à participação efetiva da sociedade na elaboração de políticas públicas e no acompanhamento das mesmas. Sobre o exercício profissional da comunicação integrante do planejamento e do processo de escuta pública, bem como de políticas culturais, pode-se afirmar que: 

"A desinformação decorrente pode ser compartilhada por indivíduos, grupos organizados, alguns meios de comunicação e canais oficiais — de maneira premeditada ou não. Muitas vezes, a desinfodemia oculta as inverdades em meio a informações verdadeiras, e se disfarça em vários formatos conhecidos. Ela recorre a métodos conhecidos - que vão desde memes enganosos e fontes falsas, até fazer com que pessoas cliquem em links ligados a atividades criminosas de phishing. O resultado é que a desinformação sobre a COVID-19 afeta todos os conteúdos de maneira geral, incluindo aqueles sobre: a origem, a propagação e a incidência da doença; seus sintomas e tratamentos; e as respostas dos governos e outros atores".  

Posetti, Julie; Bontcheva; Kalina. Desinfodemia: decifrar informagdes sobre a pandemia de COVID-19. Publicado originalmente em 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374416_por. Acesso em: 31 out. 2024  

No texto acima, o fenômeno intitulado “Desinfodemia” caracteriza-se pelos seguintes processos, EXCETO

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis