Questões de Governança de TI da UFRR

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Listagem de Questões de Governança de TI da UFRR

No processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), são estabelecidas fases distintas que organizam e estruturam o planejamento de Tl em uma organização pública. Essas fases têm o objetivo de orientar a identificação das necessidades de tecnologia, a definição de metas e ações estratégicas, e a organização dos recursos necessários para a execução do plano. Em cada fase, subprocessos específicos são conduzidos para alcançar os objetivos traçados, detalhando as atividades, os responsáveis, e os artefatos de entrada e saída. 

Com base nesse contexto, relacione corretamente cada atividade com seu respectivo subprocesso de elaboração do PDTI. 

Atividades: 

1. Planejar o levantamento das necessidades.
2. Definir metas e ações.
3. Estimar a capacidade da execução da TIC.
4. Consolidar documentos de referência.
5. Identificar os fatores críticos de sucesso.
6. Identificar necessidades de contratação de TIC.

Subprocessos:

a. Preparação.
b. Diagnóstico.
c. Planejamento. 

Assinale a alternativa que corresponde a associação CORRETA: 

#Questão 1125199 - Governança de TI , ITIL , UFRR, 2025, UFRR, Analista de Tecnologia da Informação

Uma grande organização de Tl está passando por uma transformação significativa, envolvendo a introdução de novos serviços e uma reestruturação interna. Essa mudança afeta tanto a infraestrutura tecnológica quanto o comportamento e as funções dos colaboradores. Durante a fase de implementação dos novos serviços, um número considerável de incidentes relacionados ao desempenho e à estabilidade dos sistemas foi registrado. Além disso, para garantir que a transformação seja bem-sucedida, a organização esta se concentrando na aceitação dos colaboradores e no gerenciamento dos riscos associados as novas praticas. 

Com base no cenário apresentado, associe corretamente os objetivos das praticas de gerenciamento da ITIL 4 listadas a seguir com suas respectivas descrições. 

1. Gerenciamento de Incidentes. 
2. Gerenciamento de Problemas. 
3. Gerenciamento de Risco. 
4. Controle de Mudanças. 
5. Gerenciamento da Implantação. 
6. Gerenciamento de Mudanças Organizacionais. 

( ) Restaurar o serviço ao funcionamento normal o mais rapidamente possível após uma interrupção minimizando o impacto negativo. 
( ) Reduzir a probabilidade e o impacto de incidentes, identificando causas reais e potenciais de incidentes e gerenciando soluções alternativas e erros conhecidos. 
( ) Garantir que a Organização identifique, avalie e lide com os riscos que podem impactar a criação de valor para seus clientes.  
( ) Controlar as mudanças no ambiente de Tl de forma segura e minimizar impactos negativos nos serviços. 
( ) Gerenciar o impacto das mudanças organizacionais nas pessoas, facilitando a transição. 

A sequência está CORRETA em: 

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