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#Questão 1049775 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

Os marcos históricos e normativos dos avanços do conhecimento e das lutas sociais pela inclusão são apresentados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que também fornece subsídios para constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os estudantes.
Tendo como referência essa política, analise as afirmativas a seguir.
I. Os estudos mais recentes no campo da Educação Especial enfatizam que os estudantes dessa modalidade educacional apresentam características físicas e / ou psíquicas permanentes e independentes do contexto devendo, portanto, receber um diagnóstico médico definitivo que possibilite balizar as ações pedagógicas para seu atendimento. II. A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. III. Na Educação Superior, a Educação Especial se efetiva por meio de ações que envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos. IV. O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. V. O Atendimento Educacional Especializado deve ser descrito em projeto pedagógico específico, elaborado paralelamente ao Projeto Pedagógico do Curso, sendo independente dele, uma vez que serão ofertados ao público alvo da Educação Especial componentes curriculares próprios às suas condições de aprendizagem. São corretas as afirmativas

#Questão 1049776 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta os sistemas de ensino na promoção de respostas às necessidades educacionais dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação. Para tanto, estabelece as garantias que deverão ser asseguradas pelos sistemas de ensino.
Assinale a alternativa que contraria essas garantias.

#Questão 1049777 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

A Lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Em relação aos níveis e modalidades de educação e ensino previstos nessa lei, é correto afirmar:

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica são normas que orientam o planejamento curricular de sistemas de ensino e por conseguinte das escolas. Para concepção das Diretrizes, a Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação promoveu uma série de estudos, debates e audiências públicas com participação de profissionais da educação, entre eles professores e dirigentes de ensino público e privado e de pesquisadores da área.
Com relação à tecnologia e à Educação Tecnológica nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, assinale a alternativa incorreta.

“Pensar e desenvolver uma formação que visa a forjar práticas educativas para o público da diversidade implica pensar tanto as teorias e os campos de saber propícios a essa formação, quanto considerar a subjetividade do(a) docente para enfrentar a gama de valores que geram conflitos tão presentes nos espaços educativos e nas políticas públicas educacionais.”
DINIZ, M. Formação Docente para a Diversidade e a Inclusão. Educação em Foco, [S. l.], v. 14, n. 18, p. 39–55, 2012. DOI: 10.24934/eef.v14i18.230. p. 41.
Com relação à diversidade e inclusão na formação docente, assinale a alternativa incorreta.

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