Questões Concurso UFJF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFJF

#Questão 1049755 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

Segundo Gil (2020, p. 95), “‘métodos ativos’ é um termo utilizado para designar um amplo espectro de estratégias para facilitar a aprendizagem, que se caracterizam principalmente por serem centradas no aluno”. O único método não caracterizado pelo autor como ativo é:

#Questão 1049756 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

O início das atividades do professor universitário não se dá no primeiro dia de aula. Suas tarefas começam com o planejamento, que se inicia algumas semanas ou alguns meses antes, dependendo da experiência do professor com a disciplina que pretende lecionar. Por mais erudito e experiente que seja, ele não pode dispensar essa etapa, pois graças a ela é que seu trabalho assume racionalidade e permite que seja avaliado.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020. p. 22.
Assinale a alternativa que não corresponde à conceituação e à caracterização do planejamento de ensino feita por Gil (2020).

#Questão 1049757 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

No livro Metodologia do Ensino Superior, Gil (2020, p. 56) afirma que “há inúmeros fatores, dentro dos indivíduos e fora deles, que influenciam sua habilidade para aprender”. A par disso, o autor discute os fatores que julga mais relevantes.
Considerando os fatores de aprendizagem apresentados por esse autor, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(???) A competência cognitiva é o mais reconhecido dentre todos os fatores capazes de influenciar a aprendizagem dos estudantes. (???) Entre os diversos fatores emocionais, a ansiedade é provavelmente o mais importante no que se refere à influência sobre a aprendizagem. (???) Fatores biológicos como sexo e idade exercem significativa influência na aprendizagem dos estudantes universitários. (???) A motivação é uma precondição essencial para a ocorrência da aprendizagem. Sendo assim, um nível baixo de motivação impede a consolidação de aprendizagens. (???) Os hábitos de estudo assumem papel muito importante na aprendizagem em estudantes universitários, pois espera-se que sejam mais responsáveis por ela do que os do nível básico.
Assinale a sequência correta.

#Questão 1049758 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

O grande desafio que se coloca em termos de Projeto de Ensino-Aprendizagem é, portanto, mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários (mais ou menos sofisticados). Antes de mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2012. (Cadernos Pedagógicos do Libertad). p. 133. 
Sobre o Projeto de Ensino-Aprendizagem, segundo Vasconcellos (2012), é correto afirmar:

#Questão 1049759 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

Vasconcellos (2012), no livro Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, explica que o planejamento educacional possui diversos níveis de abrangência indo do mais complexo ao mais simples.
Assinale a alternativa que apresenta a correta correlação entre o tipo de planejamento e sua definição, segundo a perspectiva apresentada por esse autor.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis