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Listagem de Questões Concurso UFJF

#Questão 1049760 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

Placco e Almeida (2015) apresentam uma síntese de pesquisarealizadacom400CoordenadoresPedagógicos de 13 estados brasileiros na qual foi possível caracterizar o trabalho desses profissionais. Os achados da pesquisa são relevantes para subsidiar políticas públicas na área.
Quanto a isso, em relação ao trabalho do Coordenador Pedagógico (CP), a investigação não constatou que

#Questão 1049761 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

Tendo como referência as tendências pedagógicas na prática escolar, sistematizadas por Luckesi (1994), analise as afirmativas a seguir.
I. Na tendência pedagógica progressista crítico-social dos conteúdos, o professor é mediador entre a realidade vivida pelos estudantes e os conteúdos culturais universais. II. Na tendência pedagógica liberal tecnicista, a avaliação é individualizada e ocorre ao longo do processo de modelagem do comportamento visando ao alcance dos objetivos instrucionais. III. Para a concepção progressista libertária, o professor deve atuar como facilitador das aprendizagens, enfatizando as relações interpessoais, a comunicação entre os estudantes e os processos de aceitação incondicional. IV. Na abordagem liberal renovada progressivista, o processo de aquisição do saber é mais importante do que o saber propriamente dito.
É (são)correta(s) a(s) afirmativa(s)

#Questão 1049762 - Pedagogia, Políticas Educacionais, FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

Em decorrência de sua inclusão no texto constitucional, o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão foi rapidamente incorporado aos estatutos e regimentos das instituições de ensino superior. Entretanto, o reconhecimento protocolar da importância desse preceito legal e a sua inclusão formal nos documentos básicos de organização das instituições não têm gerado efeitos no cotidiano acadêmico ou alterado substantivamente as práticas educacionais.
MACEDO, Arthur Roquete de et al. Educação superior no século XXI e reforma universitária brasileira. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.13, n.47, p. 127-148, abr./jun. 2005. p. 137.
A respeito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conforme os autores, é correto afirmar:

#Questão 1049763 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

Correlatas às crises do modo de produção capitalista, a universidade, segundo Chauí (1999), passou por transformações que culminaram com sua desmoralização pública e degradação interna. Foi assim que a universidade clássica, voltada para o conhecimento, reduziu-se à universidade funcional, voltada para atender às demandas do mercado, e, mais recentemente, degenerou-se na universidade operacional, que, sendo uma organização, está voltada para si mesma e para a competição com outras organizações. Sobre as características da pesquisa na universidade operacional, Chauí (1999) argumenta que, estando sob a ideologia pós-moderna, a pesquisa

#Questão 1049764 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2022, UFJF, Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70

A posição de Chauí (2001) em relação à questão da autonomia da universidade pública, no cenário do embate entre tecnocratas eficientes e humanistas utópicos, está corretamente apresentada em:

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