Questões Concurso UFF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFF

Para HOFFMANN (2013), a avaliação da aprendizagem ocorre no contexto próprio da diversidade. Ela é sempre de caráter singular no que se refere aos estudantes, uma vez que as posturas avaliativas inclusivas ou excludentes afetam seriamente os sujeitos educativos. Nesse sentido, a avaliação na perspectiva mediadora significa que o acompanhamento ao estudante é realizado de forma a 

A avaliação institucional é um campo de disputa que ultrapassa as questões mais aparentes e formais da organização e do gerenciamento das instituições educativas. Portanto, segundo HOFFMAN (2013), a melhor avaliação é aquela que 

Paulo Freire defendeu ao longo de suas obras uma educação participativa, democrática, em que a escola formasse para a cidadania, como está na Constituição Federal (1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). A sua metodologia, centrada no diálogo, considera que é preciso ensinar e aprender com uma visão crítica, não havendo outra forma de se construir a autonomia do aluno. Para tanto, o docente deve saber que:
I ensinar é criar as possibilidades para que o aluno construa ou reconstrua conhecimentos.
II respeitar a diversidade é fundamental para que cada aluno se aproprie da sua identidade e aja com autonomia.
III valorizar o conteúdo programático e a disciplina formal exigida pela ciência, é essencial para a formação do aluno.
IV apreender a realidade circundante e problematizá-la é tarefa mais complexa e geradora de novos saberes.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas: 

A discussão sobre o papel e as competências docente não são recentes. Ao longo da evolução do ensino, diferentes teorias foram apresentadas e, nelas, o educador assumia um determinado papel. A teoria social crítica da aprendizagem pôs por terra a neutralidade da ação pedagógica, uma vez que ela está vinculada a uma conjuntura de poder, história e contexto social. É com base nesta teoria que Henry Giroux discute o papel do professor em oposição a visão tradicional. Para ele, é fundamental que o docente seja visto como 

PERRENOUD (2000) aponta como uma importante competência para ensinar a capacidade do docente de gerir a progressão de seus alunos e planejar atividades que sejam adequadas para que este objetivo seja alcançado. Nessa perspectiva, o uso de diferentes estratégias, metodologias, recursos e tecnologias tornam-se relevantes. Assim sendo, espera-se que o docente:
I tenha conhecimento de várias estratégias, bem como domínio do uso destas para aplicálas em sala de aula.
II planeje aulas centradas na informação e use uma didática que permita que todos os alunos compreendam e assimilem o conteúdo.
III adapte diferentes estratégias, modificando-as para que possam seu usadas com aproveitamento pelos alunos individualmente ou em grupo.
IV crie estratégias que melhor respondam às necessidades de seus alunos, facilitando sua aprendizagem.
V envolva os alunos, usando meios disciplinares, para que todos os alunos escutem com atenção e participem ativamente.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis