Questões Concurso UFF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFF

Para Gadotti (2002), dentro de uma prática pedagógica crítica em que praticamos uma teoria interrogativa dialética, é necessário um estudo das teorias educacionais que nos convidam a uma ação individual e coletiva, além de outras leituras, instrumentos fundamentais para aquisição de um vocabulário básico que constituem o fundamento do hábito de pensar, dentre esses pode-se destacar: 

MIZUKAMI (1986), para obter respostas, mesmo que provisórias, para a questão “O que fundamenta a ação docente?”, realizou uma pesquisa, com o objetivo de analisar os conceitos básicos relativos as abordagens do processo ensino aprendizagem, junto aos professores de educação básica na cidade de São Carlos, em São Paulo. Entretanto, delimitou seu trabalho a cinco abordagens de ensino (tradicional, comportamental, cognitivista, humanista e sociocultural) e elegeu onze categorias para análise à luz destas abordagens. Dentre estas categorias, destacamos o conceito de Conhecimento.
Estabeleça a correta correspondência com as abordagens de ensino presentes na coluna 1 e o conceito de educação contidos na coluna 2: 
Coluna 1
1 Cognitivista 2 Sociocultural 3 Tradicional 4 Comportamentalista 5 Humanista
Coluna 2
( ) tem caráter cumulativo, adquirido pelo sujeito por meio de transmissão. ( ) é o resultado direto da experiência e estruturado indutivamente. ( ) está ancorado na experiência pessoal e subjetiva, ao experienciar o homem conhece. ( ) é uma construção ativa, tudo que se aprende é assimilado a uma estrutura. ( ) elaboração e desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização, não há modelo ou receita de respostas.
A sequência correta, de cima para baixo, é: 

A Educação como prática fundamental da existência humana sempre foi pensada à luz de diferentes pensamentos pedagógicos, conforme apresentados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os pensadores contidos na coluna II:

Coluna I

1 Escola como reprodução social, porque os sistemas de ensino apresentam uma autonomia relativa e dependência relativa à estrutura das relações de classe.
2 Teoria da resistência e da pedagogia radical- a escola como local de dominação e reprodução, mas que ao mesmo tempo permite às classes oprimidas um espaço de resistência.
3 Os ideais e aspirações contidos no sistema social democrático, a escola tem que dar ouvidos a todos e a todos servir, será o teste de sua flexibilidade, da inteligência de sua organização.
4 Não se pode compreender a escola se não for relacionada com a divisão da sociedade - a escola dividida.
5 A escola é um espaço contraditório: nela o professor se insere como reprodutor e pressiona como questionador do sistema, quando reivindica. Essa é ambiguidade da função professoral. 

Coluna II

( ) Henry Giroux ( ) Mauricio Tragtenberg ( ) Bourdieu e Passeron ( ) Baudelot e Establet ( ) Anísio Teixeira

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Tomando do Texto 1 o ensinamento da professora Maria Helena de Moura Neves de que ... toda e qualquer língua se rege por um sistema, dentro do qual seus falantes constroem linguagem naturalmente... (Linhas 28-30), constata-se que o neologismo caosmologia, extraído do Texto 2, é regido por uma sistemática regra de formação de palavras em que se verifica a presença de

Texto 1

Professora e linguista com 70 anos no serviço público vê equívoco em termo 'linguagem neutra'

Maria Helena de Moura Neves, 91, atua como docente da pós-graduação em linguística e língua portuguesa na Unesp e defende linguagem inclusiva


Emerson Vicente




Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/

educacao/2022/03/professora-e- linguista-com-70-

anos-no-servico-publico-ve-equivoco-em-termo-linguagem

neutra.shtml Acesso em 27 dez. 2022. Adaptado.


Texto 2


Línguas que não sabemos que sabíamos

Mia Couto


COUTO, Mia. E se Obama fosse africano?: e outras intervenções.

São Paulo: Companhia das Letras, 2011. pp.11-12. Adaptado.




Considerando os trechos extraídos dos Textos 1e 2, os termos sublinhados são exemplos de conector com valor temporal, EXCETO

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis