Questões Concurso UFF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFF

Na sala de aula do professor Arthur, os alunos formam grupos de no máximo quatro componentes e recebem um desafio: criar um robô. Para executar a tarefa e cumprir o desafio autonomamente, discutem os conteúdos envolvidos na montagem, revezam as parcerias, gerenciam os conflitos, aprendem a lidar com as diferenças, explicam os erros, consertam os defeitos. Atento, o professor atua como mediador de questionamentos que envolvem os conteúdos racionais e atitudinais, motivando os alunos a utilizarem seus conhecimentos. O professor Arthur demonstra competência para:
I realizar trabalhos em equipe, envolvendo os alunos como responsáveis pela sua própria aprendizagem.
II transferir para os alunos a responsabilidade de escolher o que querem fazer e aprender, estimulando a autonomia.
III estimular os alunos a trabalhar cooperativamente, compreendendo a importância do trabalho individual para o grupo.
IV motivar os alunos, reforçando a decisão de aprender e estimulando o desejo de saber.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas:

É preciso reconhecer que os professores não possuem apenas saberes, mas também competências profissionais que não se reduzem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados. Tais competências assumem cada vez mais relevância em função das transformações pelas quais vem passando os sistemas educacionais. Dentre estas competências, PERRENAUD (2001) destaca a de organizar e estimular situações de aprendizagem. Isto significa:
I conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem. II verificar ao final de cada sequência didática o que foi retido pelo aluno. III trabalhar a partir das representações dos alunos. IV envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas:

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização. Avalie as afirmativas abaixo relativas às recomendações feitas para a elaboração do currículo e assinale se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Nos anos iniciais deve ocorrer a articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil, prevendo tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. ( ) As atividades desenvolvidas devem ser organizadas em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar. ( ) Nos anos finais, a progressão do conhecimento deve ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. ( ) As propostas pedagógicas devem assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. ( ) Em todas as etapas de escolarização, a escola deve estar atenta aos fatores que dificultam a convivência cotidiana e a aprendizagem, conduzindo ao desinteresse e à alienação e, não raro, à agressividade e ao fracasso escolar, dialogando com a diversidade de formação e vivências para enfrentar com sucesso os desafios de seus propósitos educativos.

A sequência correta, de cima para baixo, é

A BNCC (2017) assegura as aprendizagens essenciais que devem ser operacionalizadas através dos currículos. Estes devem considerar a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, bem como a realidade local, o contexto, a comunidade, as características dos alunos e das famílias. O processo de elaboração dos currículos envolve, entre outras ações:

I Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.
II Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem etc.
III Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para definir que alunos devem ou não prosseguir nos estudos.
IV Avaliar constantemente os professores, indicando a necessidade ou não de capacitações para melhoria do seu desempenho.

Das afirmativas acima, estão corretas, apenas:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017) é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Tais aprendizagens devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis