Questões Concurso UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFCG

No manejo da anafilaxia, a via de administração de epinefrina depende dos sintomas apresentados. Para os pacientes sem sinais de choque, a via de escolha recomendada para a administração de epinefrina é: 

A Síndrome de DRESS (Drug Rash With Eosinophilia and Systemic Symptoms) é uma reação adversa grave a medicamentos caracterizada por uma extensa reação cutânea em associação com envolvimento de órgãos viscerais, linfadenopatia, еοѕinоfilia e linfocitose atípica. O envolvimento de pelo menos um órgão interno ocorre em aproximadamente 90% dos pacientes. Qual o órgão mais comumente afetado na DRESS? 

#Questão 1129047 - Medicina, Gastroenterologia, UFCG, 2025, UFCG, Médico (Clínica Médica)

O manejo inicial de um paciente com pancreatite aguda consiste em cuidados de suporte com ressuscitação volêmica e manejo da dor. Algumas etiologias requerem tratamento adicional específico. Qual das seguintes etiologias da pancreatite aguda, na sua forma grave, pode ser eficazmente tratada com administração de insulina regular intravenosa? 

#Questão 1129048 - Medicina, Pneumologia, UFCG, 2025, UFCG, Médico (Clínica Médica)

Mulher, 65 anos, apresenta tosse seca, dor em hemitórax esquerdo, febre e dispneia progressiva há 25 dias. Refere também perda de peso involuntária. Há 2 semanas já havia procurado atendimento e realizado tratamento com amoxicilina e azitromicina sem melhora. De antecedentes, tem artralgias nas articulações de mãos e pés há cerca de 2 anos, mas sem acompanhamento regular. Refere que, no último mês, iniciou investigação de nódulo em mama esquerda. Nunca fumou. Ao exame físico, na ausculta pulmonar, apresenta redução do murmúrio vesicular na metade inferior do hemitórax esquerdo. Radiografia de tórax foi compatível com derrame pleural na metade inferior do hemitórax esquerdo. O médico optou por realizar toracocentese diagnóstica, cujo estudo do líquido pleural revelou:

- Celularidade: 4000 leucócitos/mm³, com 90% de linfócitos;
- Bioquímica do líquido pleural: Glicose = 70 mg/dL, DHL = 500 U/L, Proteínas = 3,5 g/dL, Albumina = 2 g/dL, pH = 7.20, Citologia Oncótica = negativa.
- Bioquímica sérica: Glicose = 90 mg/dL, DHL = 600 UI/L, proteínas = 4,2 g/dL.

Em relação à principal hipótese diagnóstica, assinale a alterativa CORRETA:

Leia as afirmativas abaixo e escolha a resposta CORRETA sobre infecção por Giardia Duodenalis:

I - Giardia Duodenalis é um protozoário parasita.
II - Grupos de alto risco para infecção por Giardia Duodenalis incluem infantes, crianças pequenas, adotados internacionais, viajantes, indivíduos imunocomprometidos e pacientes com fibrose cística.
III - Todos os casos de infecção por Giardia Duodenalis são sintomáticos, e a eliminação cística ocorre apenas enquanto durarem os sintomas.
IV - Criptosporidiose é uma infecção que não entra no diagnóstico diferencial de Giardíase.
V - O diagnóstico é feito apenas pela detecção do trofozoíto pelo exame microscópico das fezes.

É CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis