Questões Concurso Tribunal de Justiça   - MS (TJMS/MS)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Tribunal de Justiça   - MS (TJMS/MS)

As instalações penitenciárias brasileiras revelam uma realidade bastante preocupante no que diz respeito à superlotação de suas celas. Um local com capacidade para 20 detentos acaba tendo uma população de 60. Em função disso, problemas como falta de higiene e de saneamento trazem como consequência, principalmente, a disseminação de doenças entre os presos. É importante lembrar que muitas vezes entre eles também pode haver alguém com algum tipo de deficiência física, por exemplo uma PMR (pessoa com mobilidade reduzida). Em função disso, a NBR 9050/2015 trata de alguns critérios de acessibilidade relacionados ao ambiente em questão. Dessa forma, no que diz respeito à acessibilidade, em delegacias e penitenciárias, segundo a NBR 9050/2015, analise as afirmações a seguir.

I. Pelo menos uma cela deve ser acessível e estar em rota acessível.

II. Deve haver ao menos dois sanitários e banhos acessíveis.

III. Ao menos 10% dos parlatórios, com no mínimo um, deve ser acessível tanto para detentos quanto para visitantes. É recomendação da norma também que ao menos outros 10% sejam adaptáveis.

IV. As áreas para atividades de lazer ou trabalho dos detentos devem ser acessíveis, sendo recomendado que ao menos outros 5% sejam adaptáveis.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Leia o texto a seguir. Tomando como base a definição da Matriz SWOT e a citação de Sun Tzu, da Arte da Guerra, analise os aspectos informados a seguir.

I. A Matriz SWOT maximiza o negativo, minimiza o positivo. A análise e deliberação destinam-se a identificar maneiras de aproveitar os pontos fortes e oportunidades de seu plano, além de minimizar os impactos das fraquezas e proteger contra ameaças.

II. A chave para a análise SWOT efetiva é a quantidade e a qualidade das informações disponíveis. A compreensão dos participantes sobre seu projeto, seus recursos e fraquezas deve ser profunda e detalhada.

III. Quando estruturamos a Matriz SWOT, evidenciamos que o processo depende das informações fornecidas pelos participantes, bem como de sua colaboração; a análise SWOT pode ser vulnerável ao comportamento disruptivo ou da não concordância.

IV. Gestores de um projeto, ao defenderem a Matriz SWOT, tendem a enfatizar as ameaças e fraquezas. Os oponentes tendem a enfatizar oportunidades e pontos fortes. O uso da estrutura SWOT oferece uma exposição legítima para ambas as perspectivas e uma oportunidade para reconciliar os pontos de vista opostos.

V. A Matriz SWOT discute as fraquezas e ameaças, fornece informações úteis para fortalecer o projeto ou planejar sempre que possível, ou antecipar os efeitos de ameaças ambientais.

VI. O conceito de SWOT pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas. O conceito do SWOT foi lançado por dois renomados professores de Harvard, David Norton e Robert Kaplan. O objetivo dos estudiosos era apresentar um modelo de gestão estratégica em que a medição de resultados e definição dos objetivos fugisse do tradicional uso de indicadores financeiros, de faturamento ou mercado.

É CORRETO apenas o que se afirma em

As características qualitativas das informações financeiras e não financeiras sobre fenômenos econômicos, além de outros fenômenos, de acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual de 23/09/2016, são

Na determinação do imposto de renda com base no Lucro Real, algumas diferenças temporárias surgem quando a receita ou a despesa está incluída no lucro contábil em um período e será incluída no lucro tributável em um período diferente. Essas diferenças temporárias são geralmente descritas como diferenças temporárias tributáveis. Sobre o tratamento contábil adequado para tais informações, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC TG 32 (R2), assinale a alternativa CORRETA.

Dependendo do seu modelo de gestão, as organizações podem admitir diferentes níveis de participação e de autonomia nas decisões, caracterizando níveis de delegação e de centralização ou descentralização diferenciados. Os níveis de delegação de autoridade e de centralização ou descentralização da gestão estão associados ao quanto os colaboradores possuem de controle ou autonomia sobre si para tomarem decisões, definirem objetivos, metas e planos de ação para as tarefas atinentes ao seu cargo, mediante resultados e expectativas estratégicas da organização. Esses níveis indicam também o quanto as decisões organizacionais são definidas como top down (de cima para baixo) ou botton up (de baixo para cima). Nesse sentido, pode ser considerado exemplo de gestão altamente descentralizada

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis