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#Questão 21608 - Administração, Métodos e Processos, FCC, 2009, TCE/GO, Analista de Controle Externo

Em uma organização, os processos

No modelo de excelência em gestão pública,

#Questão 19118 - Administração, O&M, FCC, 2009, TCE/GO, Analista de Controle Externo

Considere as seguintes afirmações em relação à análise e melhoria de processos:

I. O brainstorming, ou tempestade cerebral, é uma técnica de trabalho em grupo na qual os participantes apresentam ideias de forma espontânea sobre um determinado problema e, numa primeira etapa, é necessário enfatizar a qualidade das ideias e não a quantidade.

II. O diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe, é utilizado para enumerar as possíveis causas de um determinado problema e serve para ampliar a análise e a identificação de soluções.

III. Para se construir um diagrama de causa e efeito, o primeiro passo é a realização de um brainstorming para se definir o principal problema da organização e, em seguida, utiliza-se a mesma técnica de geração de ideias para levantar o maior número possíveis de causas.

IV. O fluxograma, que representa graficamente a sequência de atividades de um processo, mostra o que é realizado em cada etapa, os itens que entram e saem do processo, e uma de suas desvantagens é a quantidade e a complexidade dos símbolos gráficos.

V. A matriz GUT é utilizada para priorizar problemas a partir de três parâmetros: a gravidade, relacionada com o impacto do problema sobre as operações e pessoas de uma organização; a urgência, relativa ao tempo disponível para solucionar o problema; e a tendência, que avalia o potencial de crescimento do problema.

Está correto o que se afirma APENAS em

#Questão 20552 - Administração, Planejamento, FCC, 2009, TCE/GO, Analista de Controle Externo

Considere as seguintes afirmativas em relação à gestão de processos:

I. Um processo finalístico está relacionado com a produção de um item ou a entrega de um serviço ao cliente e define a prioridade no fluxo de objetos, sejam materiais ou informações, ao longo das atividades que integram o processo.

II. Um processo de gestão relaciona-se com o gerenciamento da organização e tem como objetivo promover a realização das atividades.

III. A capacitação está relacionada com a possibilidade de entrega de um produto prometido, e quando um processo é considerado incapaz, não há previsibilidade de entrega do produto.

IV. Falhas em um processo crítico podem gerar inúmeros problemas à organização e devem receber atenção contínua na execução das suas atividades, pois não apresentam oportunidades de melhoria.

V. Um processo de suporte fornece apoio aos processos finalísticos, mas não aos de gestão, pois estes já têm a questão do suporte incorporada em suas atividades.

Está correto o que se afirma APENAS em

A abordagem da Qualidade de Vida no Trabalho envolve duas dimensões potencialmente antagônicas. São elas:

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