Questões de Administração Pública da FCC

Administração Pública - Gestão de Politicas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2020 - AL-AP - Auxiliar Legislativo - Auxiliar Operacional

As políticas públicas dizem respeito ao conjunto de atividades que proporcionam sustentação para que o Estado, por meio da Administração pública, consolide um conjunto de objetivos relacionados ao desenvolvimento. Políticas Públicas inerentes à democracia e à participação social são consideradas do tipo:
    A) Específicas.
    B) Sociais.
    C) Macroeconômicas.
    D) Setoriais.
    E) Administrativas.

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Administração Pública - Qualidade na Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2020 - AL-AP - Assistente Legislativo - Assistente Administrativo

O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), baseado em seus critérios de excelência, classifica os processos em
    A) Processos Finalísticos; Processos Secundários e Processos Independentes.
    B) Processos estratégicos; Processos Táticos e Processos Intermediários.
    C) Processos Internos; Processos Externos e Processo Decisivo.
    D) Macroprocesso; Processos-meio e Microprocesso.
    E) Processos Primários; Processos de Apoio e Processo Gerencial.
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Administração Pública - Qualidade na Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2020 - AL-AP - Assistente Legislativo - Assistente Administrativo

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018, no âmbito federal, o modelo de Gestão da Qualidade mais utilizado pelas empresas públicas é o ISO 9000 e seus desdobramentos e atualizações normativas. Nesse contexto, os documentos normativos considerados normas brasileiras (NBR) são atualizados e aprovados somente no fórum da
    A) Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
    B) Instituição Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
    C) Comissão Administrativa de Defesa Econômica (CADE).
    D) Instituição Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
    E) Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
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Determinada entidade integrante da Administração pública estadual iniciou um processo de avaliação de desempenho de seus funcionários, visando a, entre outros objetivos, aumentar a qualidade na prestação dos serviços ofertados aos cidadãos. Para tal mister, buscou auxílio de uma consultoria especializada, que implementou uma metodologia que envolvia a autoavaliação, bem como a avaliação do empregado não apenas por seus superiores, mas por todos os demais agentes com os quais se relaciona, recebendo feedbacks dos envolvidos no processo. Trata-se da metodologia de avaliação denominada
  • A. análise bidimensional.
  • B. comparação binária.
  • C. avaliação participativa.
  • D. circular ou 360°.
  • E. pesquisa de campo.
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Atenção: As questões de números 24 a 26 são referentes ao conteúdo programático de Noções de Administração Pública. A partir da pesquisa junto à população local, como meta de um planejamento estratégico, uma entidade integrante da Administração pública federal se comprometeu a entregar, no prazo de 2 anos, equipamento público para prática de esportes e atividades culturais. Foram envidados todos os esforços necessários e, de fato, a entidade logrou entregar o equipamento finalizado ainda antes do prazo estimado. Contudo, auditoria do Tribunal de Contas constatou que, em face de falhas na gestão do contrato, com diversos aditamentos, o preço final pago pelo equipamento público foi significativamente superior ao seu custo, consumindo mais recursos orçamentários do que seria adequado. Nesse contexto, a gestão pública, na condução de tal ação, mostrou-se
  • A. eficaz e eficiente, pelo cumprimento das metas estabelecidas, porém não efetiva em razão do prejuízo ao erário.
  • B. efetiva, pelo atendimento aos anseios da população, porém ineficiente em razão do uso desarrazoado e inadequado dos recursos orçamentários alocados.
  • C. efetiva e eficiente, pelo cumprimento do cronograma, porém não eficaz, na medida em que não se verificou o melhor uso dos recursos públicos.
  • D. efetiva, eficaz e eficiente, pelo cumprimento das metas e satisfação do cidadão, sendo a questão financeira própria do campo da economicidade.
  • E. apenas eficiente, em razão do cumprimento do cronograma, não podendo ser tida como eficaz e tampouco efetiva em razão do comprometimento inadequado de recursos que poderiam ser destinados a outras finalidades públicas.
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A lógica da nova gestão pública, ao ser aplicada à saúde pública, considera os serviços sanitários como atividades públicas não estatais e, portanto, executáveis por entes privados. Uma das características deste novo modelo de gestão compreende
  • A. relação entre unidade doméstica e unidade de produção.
  • B. flexibilidade administrativa e contratualização de resultados.
  • C. formalismo processual e impessoalidade.
  • D. sinonímia entre patrimônio público e patrimônio privado.
  • E. forte separação entre política e administração.
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Organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial têm sido acionados para repassar recursos financeiros e destinar apoio técnico à diversos setores sociais, como no caso do setor saúde nos países em desenvolvimento. Em contrapartida, estes organismos internacionais vêm exigindo que as organizações do setor saúde desenvolvam características de uma boa governança, tais como,
  • A. novos desenhos institucionais, sistemas de informações pouco transparentes e práticas rígidas de administração.
  • B. processo eleitoral eficiente, práticas rígidas de administração e combate à corrupção.
  • C. e-government, sistemas de informações pouco transparentes e combate à corrupção.
  • D. eficácia avaliativa restrita ao pessoal, capital humano qualificado e combate à corrupção.
  • E. eficiência administrativa, accountability democrática e combate à corrupção.
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Considere as assertivas abaixo, relativas à atuação da Administração Pública.

I. A atuação eficiente da Administração relaciona-se com o uso adequado dos insumos na produção de bens e serviços.

II. Uma ação administrativa é considerada efetiva quando atinge às legítimas expectativas dos administrados.

III. Eficácia diz respeito à governança no âmbito interno da Administração, traduzindo a relação entre os diversos agentes envolvidos e a população.

Está correto que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. II.
  • C. II e III.
  • D. I e II.
  • E. I.
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No que concerne aos indicadores de desempenho da atuação da Administração Pública na busca da excelência, tem-se que:

I. A eficiência está atrelada ao uso racional e econômico dos insumos disponíveis para a produção de bens ou serviços.

II. A efetividade é expressão do atingimento dos objetivos fixados e dos resultados almejados pela sociedade com a atuação da Administração.

III. A eficácia é uma medida de natureza estritamente financeira, usada no acompanhamento da execução orçamentária e financeira.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II.
  • D. II e III.
  • E. I e III.
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Suponha que determinado órgão da Administração pública do Estado do Maranhão, no afã de implementar uma ação estratégica definida a partir de ampla consulta pública e que, de fato, beneficiou um enorme contingente de cidadãos, tenha extrapolado significativamente os custos adequados à sua consecução. Verificou-se que a ação foi concluída no cronograma previsto, porém, em razão de falhas de gestão, demandou gastos adicionais com pagamento de horas-extras e aditamentos contratuais. Não obstante, ao final, atendeu aos anseios da população, beneficiando um significativo contingente de cidadãos. Diante desse cenário, pode-se concluir que a atuação do referido órgão público mostrou-se
  • A. ineficaz, ineficiente e não efetiva, pois estes parâmetros somente podem ser aferidos conjuntamente, a partir do binômio resultado/custo.
  • B. eficaz e eficiente, na medida em que atendeu à finalidade pública almejada, sendo despicienda a avaliação de custo.
  • C. eficiente, porém não efetiva, sendo esta última uma medida exclusivamente de adequação custo-benefício da ação.
  • D. efetiva e eficiente, dado que chegou ao seu termo final no tempo estimado, porém não eficaz em razão da majoração de custos.
  • E. dotada de efetividade, porém carecendo de eficiência, eis que não apresentou a melhor aplicação aos insumos aplicados.
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