Listagem de Questões Concurso STJ
Um paciente de 46 anos de idade, assintomático, sedentário, com história familiar positiva para DM, com índice de massa corporal de 29 kg/m2, apresenta glicemia de jejum de 132 mg/dL, confirmada por segunda determinação.
A mudança de estilo de vida, como hábitos alimentares adequados, perda de peso e atividade física regular, poderá ser suficiente para manter esse paciente compensado do ponto de vista metabólico, ou seja, quanto a glicemia de jejum, glicemia pós-prandial e hemoglobina glicosilada.
Esse paciente apresenta DM do tipo 2, segundo critérios da OMS.
Em relação aos critérios diagnósticos dos distúrbios de metabolismo da glicose sugeridos em 1997 pela American Diabetes Association (ADA), julgue os itens a seguir.
A glicemia de jejum apresenta forte correlação positiva com a glicemia de 2 horas pós-oGTT, sendo que a maioria dos indivíduos que apresentam glicemia de jejum superior ou igual a 126 mg/dL apresentará glicemia de 2 horas pós-oGTT superior ou igual a 200 mg/dL.
Os critérios propostos pela ADA sugerem uma nova entidade nosológica denominada glicemia de jejum alterada, capaz de identificar, como o oGTT, a população denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como intolerante à glicose.
Os argumentos da ADA para a não-utilização do teste de tolerância oral de glicose (oGTT) como ferramenta diagnóstica na rotina clínica incluem o desconforto, o custo financeiro, o tempo necessário para a realização do teste e sua baixa reprodutibilidade.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}