Listagem de Questões Concurso STF
Um paciente, por telefone, relata estar com dor latejante na região dos molares inferiores esquerdos. A dor teve início no dia anterior (sábado), no final da tarde, e, no momento, a intensidade estava maior. O paciente diz que um dos dentes dessa região foi submetido a tratamento endodôntico e restaurado há 4 dias.
Com base no histórico acima, julgue os itens de 96 a 100.
Considere que o paciente seja atendido no consultório e apresente o seguinte quadro clínico.
Observou-se aumento volumétrico no lado esquerdo da face, deslocado para a base e o ângulo da mandíbula, endurecido e hipersensível à palpação. A pele encontrava-se avermelhada e quente. Havia alguns linfonodos infartados e sensíveis à palpação, e o paciente estava febril. No exame intrabucal, não foi observada alteração na mucosa vestibular nem lingual. O dente 37 estava sensível à percussão.
Nessa situação, deve-se recomendar ao paciente o uso de antibiótico com dosagem de ataque e analgésico adequados; bochechos com água morna e sal para que o pus seja drenado pela mucosa bucal e não na face. Após 48 horas, o paciente deve retornar ao consultório para o procedimento de drenagem.
Julgue os itens a seguir, relativos a colelitíase.
Atualmente, o procedimento de escolha para pacientes com colelitíase sintomática é a colecistectomia videolaparoscópica.
Atualmente, a colecistectomia profilática não é recomendada a pacientes com colelitíase que sejam assintomáticos, mesmo que apresentem cálculos calcificados ou maiores do que 3 cm de diâmetro.
Observou-se inchaço intrabucal no fundo do sulco vestibular, localizado, endurecido e muito sensível à palpação, logo abaixo do dente 37. No exame radiográfico, observou-se rarefação no trabeculado ósseo periapical sob as raízes mesial e distal do dente 37, com características difusas. O aspecto gengival era normal e o dente estava com ligeira mobilidade e sensível à percussão.
Nessa situação, é correto concluir que se trata de abscesso periapical agudo, na fase subperióstica e, se as condições gerais do paciente forem boas, o atendimento de urgência deve ser feito com drenagem intrabucal, incisão em gengiva inserida e descolamento do retalho em direção apical. Após a saída do pus, deve-se colocar um dreno cirúrgico. Finalmente, deve-se prescrever analgésico por 48 horas.
Não foi observado inchaço ou edema intra-bucal. Não havia febre nem linfadenite. Havia pouco desconforto à palpação apical e muita sensibilidade à percussão. No exame radiográfico, observou-se rarefaciência óssea periapical no ápice radicular da raiz mesial do dente 37, obturado endodonticamente.
Nessa situação, é correto concluir que se trata de dor traumática à última sessão endodôntica ou que a restauração possa estar em contato prematuro. Por isso, deve-se aliviar o contato oclusal do dente em questão e orientar o paciente a continuar usando analgésico, com dosagem aumentada (dentro da indicação), por mais 48 horas, e a suspender o antibiótico.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}