Questão Q189079
2008 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Supremo Tribunal Federal (STF)
Prova: Concurso Supremo Tribunal Federal (STF) - Analista Judiciário Área Odontologia / Endodontia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2008 Supremo Tribunal Federal (STF)

Um paciente, por telefone, relata estar com dor latejante...

Um paciente, por telefone, relata estar com dor latejante na região dos molares inferiores esquerdos. A dor teve início no dia anterior (sábado), no final da tarde, e, no momento, a intensidade estava maior. O paciente diz que um dos dentes dessa região foi submetido a tratamento endodôntico e restaurado há 4 dias.

Com base no histórico acima, julgue os itens de 96 a 100.

Considere que o paciente seja atendido no consultório e apresente o seguinte quadro clínico.

Não foi observado inchaço ou edema intra-bucal. Não havia febre nem linfadenite. Havia pouco desconforto à palpação apical e muita sensibilidade à percussão. No exame radiográfico, observou-se rarefaciência óssea periapical no ápice radicular da raiz mesial do dente 37, obturado endodonticamente.

Nessa situação, é correto concluir que se trata de dor traumática à última sessão endodôntica ou que a restauração possa estar em contato prematuro. Por isso, deve-se aliviar o contato oclusal do dente em questão e orientar o paciente a continuar usando analgésico, com dosagem aumentada (dentro da indicação), por mais 48 horas, e a suspender o antibiótico.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...