Listagem de Questões Concurso STF
Acerca da histopatologia da polpa dental, julgue os itens a seguir.
A sensibilidade dentinária é explicada pela teoria hidrodinâmica da seguinte forma: os túbulos dentinários são preenchidos por um fluido dentinário que, em resposta a diversos estímulos, pode estimular as fibras nervosas localizadas na sua porção inicial.
Considerando que, durante um procedimento endodôntico, ocorra perfuração do dente 16, julgue os itens seguintes.
Se a perfuração ocorrer na coroa, no nível supragengival, estará indicada a reconstrução coronária interna e externa com materiais restauradores habitualmente empregados pela dentística.
Um paciente chegou ao consultório queixando-se de desconforto ao mascar chicletes, tomar água gelada e ao colocar doce na boca em contato com o dente 46. A dor era do tipo alfinetada e desaparecia rapidamente. Esse incômodo era sentido há vários meses. No exame radiológico, observaram-se estruturas de suporte normais e coroa com restauração antiga, do tipo MOD, sem alterações.
Com base no caso clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
No caso clínico em questão, o tratamento indicado tem como fundamento a redução ou obliteração dos túbulos dentinários com materiais restauradores, como o cimento de ionômero de vidro.
No caso descrito, o condicionamento ácido da dentina exposta remove os resíduos que a cobrem, abre os orifícios dos túbulos e torna a dentina mais sensível aos estímulos.
A movimentação de fluido nos túbulos dentinários é o evento básico na estimulação da dor e deve ser considerada para explicar a queixa principal do referido paciente. Nesse sentido, o movimento de fluido para dentro dos túbulos produz maior sensibilidade do que o movimento para fora.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}