Questões Concurso SME - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME - SP

#Questão 958040 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Os anfíbios surgiram no mundo há cerca de 350-400 milhões de anos, e foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre. Os anfíbios são considerados excelentes indicadores ambientais, pois são altamente sensíveis à qualidade do meio ambiente. 
(Um Novo Olhar – Anfíbios, ICMBio)
Os anfíbios, em sua maioria, caracteristicamente,

#Questão 958377 - Geografia, Cartografia, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

53.png (419×328) 
Disponível em: https://pt.map-of-sao-paulo.com/escolas-mapas/universidade-des%C3%A3o-paulo---usp-mapa Acesso: 25 Dez 2022. (Adaptado)
Desconsidere as distorções da redução da representação cartográfica nesta folha e leve em consideração apenas suas informações.
Sabendo que a distância entre a Portaria 1 e o Hospital Universitário (HU) é de 3,6 km, assinale a opção que indica a escala numérica, a classificação correta quanto ao tamanho da mesma e o tipo de representação.

#Questão 958041 - Biologia, Identidade dos seres vivos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

O coração costuma bater mais quando nos exercitamos. Quando estamos em repouso, porém, o coração bate devagar e bombeia em torno de cinco litros de sangue por minuto, o equivalente a duas garrafas enormes de refrigerante. No caso de pessoas acostumadas a realizar exercícios físicos intensos, como maratonistas e atletas em geral, porém, esse órgão é capaz de atingir uma marca cinco vezes maior: 25 litros por minuto.
(Adaptado de Ciência Hoje das Crianças disponível em: https://chc.org.br/bate-coracao/) 
O texto acima foi usado como introdução à realização de uma atividade prática, na qual os alunos registraram características do corpo como a pulsação, a tonalidade da cor da pele, a sudorese e a frequência respiratória, em situação de repouso e após uma corrida rápida. 
Sobre o tema da aula e a atividade descrita, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O coração bombeia o sangue, que irá percorrer todo o nosso corpo por meio de vasos: as artérias transportam o sangue rico em oxigênio, enquanto as veias transportam sangue rico em gás carbônico. ( ) Os atletas possuem maior quantidade de sangue em seu organismo, pois o sangue contém o oxigênio necessário para os músculos realizarem o esforço físico. ( ) A atividade descrita pode ser usada para mostrar a interdependência entre as funções vitais de circulação, respiração, digestão e excreção.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 959585 - Química, Representação das transformações químicas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências

Dada a equação química


Fe + H2SO4 ? Fe2(SO4)3 + H2


a soma de todos os menores coeficientes estequiométricos da equação balanceada pelo método das tentativas é igual a

#Questão 580949 - Dança, Geral, FGV, 2016, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.

( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.

( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.

As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis