Questões Concurso SME - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME - SP

#Questão 926115 - Geografia, Agropecuária, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

Leia o fragmento a seguir.
O estado de São Paulo atingiu o máximo de desmatamento entre 1920 e 1935. Restam 1,7 milhão de hectares de Mata Atlântica, sendo que cerca de 80% estão localizados no litoral. A complexidade ambiental e a biodiversidade dos fragmentos remanescentes também são resultado do manejo das florestas pelas populações humanas que se sucederam na região. As culturas pré-cabralinas (ameríndios) e alguns segmentos diferenciados da sociedade majoritária (populações tradicionais), tais como os camponeses caiçaras e quilombolas se caracterizam por uma forte interação com as florestas e influíram no seu desenvolvimento.
(Adaptado de FURLAN, Sueli A. Lugar e cidadania: implicações socioambientais das políticas de conservação ambiental. In: DIEGUES, Antonio C. S. (Org). Enciclopédia caiçara: o olhar do pesquisador. São Paulo: Hucitec, 2004). 
Sobre as formas de manejo dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais no atual estado de São Paulo, analise as afirmativas a seguir.
I. As comunidades tradicionais cultivam espécies da floresta nativa. II. O pousio é uma das práticas de fertilização da terra usada pelas comunidades tradicionais. III. As práticas tradicionais de agricultura itinerante e pesca são complementadas pelo extrativismo vegetal.
Está correto o que se afirma em

#Questão 926119 - Geografia, Urbanização, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

“Uma das características do espaço econômico reside na presença de descontinuidades que, tradicionalmente, são identificadas para marcar diferenças e limites entre regiões, áreas e zonas. (...) As descontinuidades, todavia, não se resumem à presença de obstáculos físicos associados à morfologia do terreno.”
do Rio, Gisela Aquino Pires. A espacialidade da economia: superfícies, fluxos e redes. CASTRO, Iná Elias de; et al. (Org..). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

Em relação às descontinuidades espaciais, analise as afirmativas a seguir.
I. Manifestam-se na escala intraurbana, evidenciadas nas diferenças de nível de renda entre bairros ou entre áreas de um mesmo bairro. II. Manifestam-se nas áreas rurais, quando se apresentam associadas às áreas de produção agrícola em contraposição às áreas de preservação ambiental. III. Manifestam-se em outras escalas geográficas, quando permitem delimitar regiões ou zonas nas quais incidem sistemas específicos de governança.
Está correto o que se afirma em

#Questão 926117 - Geografia, Cartografia, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

“A cartografia social tem se configurado como uma importante metodologia participativa para o engajamento político e social de comunidades tradicionais e grupos sociais fragilizados social e economicamente.”
GOMES, M. de F. V. B. Cartografia social e Geografia escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 2017.
 Sobre o tema geográfico apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Enquanto a cartografia convencional privilegia o espaço euclidiano, o território enquanto estado-nação, a precisão e a pretensa neutralidade, a cartografia social prioriza o espaço vivido, o território e as questões de territorialidade das comunidades e dos grupos sociais envolvidos no mapeamento. II. É na troca horizontal de saberes entre pesquisadores, técnicos e sujeitos sociais, que se alicerça a produção e o conhecimento sobre o território. Por isso, utilizam-se metodologias qualitativas em detrimento das quantitativas. Neste aspecto, quanto mais as comunidades se apropriam das tecnologias e metodologias do mapeamento, menor será sua autonomia e fortalecimento. III. Na Cartografia Social, produzir o mapa é reconhecer-se como sujeito de direito ao território e uma maneira de apropriá-lo.
Está correto o que se afirma em

#Questão 926120 - Geografia, Geografia Física, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

Durante um verão extremamente quente, autoridades e pesquisadores gregos estão pensando em nomear ondas de calor individuais para ajudar a manter as pessoas seguras quando as temperaturas subirem. A Grécia foi assolada por repetidas ondas de calor neste verão, que provocaram incêndios florestais devastadores. A pior delas chegou em agosto de 2021, quando as temperaturas atingiram o recorde de 46,3°C.
Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/08/24/ciencia-e-espaco/entenda-por-que-as-ondas-de-calor-na-grecia-podem-receber-nomes/ Acesso: 23 dez. 2022
Assinale a opção que apresenta o climograma do local em que ocorreu o desastre natural descrito.

#Questão 926121 - Geografia, História da Geografia, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

A didática da Geografia envolve diferentes estratégias pedagógicas, tais como a aprendizagem baseada em problemas e o ensino por investigação.
Sobre as diferentes estratégias pedagógicas relacionadas à didática da geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ação de resolver problemas demanda processos cognitivos com acentuado fluxo de associações e informações no cérebro. ( ) As estratégias pedagógicas baseadas na resolução de problemas exigem cooperação e autonomia dos alunos na construção de hipóteses, críticas e argumentos. ( ) A abordagem da aprendizagem baseada em problemas limita as possibilidades de escolha do percurso de aprendizagem de determinados conteúdos geográficos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis