Questões Concurso SME - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME - SP

#Questão 926132 - Geografia, Geografia Política, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

Sobre a construção de muros fronteiriços, analise o gráfico a seguir.
32.png (407×243) 
VALLET, E. The World Is Witnessing a Rapid Proliferation of Border Walls. Disponível em: <https://www.migrationpolicy.org/article/rapid-proliferation-number-border-walls>. Acesso em: 24 dez. 2022.
Considerando as motivações e os efeitos da construção de muros fronteiriços ao longo do século XX e XXI, analise as afirmativas a seguir.
I. Os muros fronteiriços são símbolos da integração do mundo em uma aldeia global. II. Entre as principais motivações para a construção de muros fronteiriços está o controle migratório. III. Entre as principais motivações para a construção de muros fronteiriços está o combate ao tráfico de drogas e ao contrabando. IV. A construção de muros fronteiriços está relacionada com o regime político, pois são símbolos de regimes autoritários.
Está correto o que se afirma em 

#Questão 926133 - Geografia, População, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

31.png (417×280) 
McCARTHY, Niall. The status of COVID-19 border closures, Disponível em: https://www.statista.com/chart/21326/coronavirus-border-closures/Acesso em 24 dez. 2022.
Com relação aos efeitos da pandemia do COVID-19 sobre a mobilidade populacional ao redor do mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A pandemia do Covid-19 limitou a mobilidade populacional de forma mais intensa do que a de outros fluxos, como bens e mercadorias. ( ) A pandemia do Covid-19 criou barreiras aos movimentos populacionais, que antes ocorriam de forma livre. ( ) A pandemia do Covid-19 restringiu a mobilidade populacional nas fronteiras de forma indiferenciada ao redor do mundo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

#Questão 926153 - Geografia, Cartografia, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

A partir de conceitos, como o de espaço geográfico e de território, as crianças identificam as diferentes formas de organização de um dado local, sendo capazes de “ler fenômenos geográficos” e de registrar graficamente suas interpretações.
Essas operações ocorrem mediante

#Questão 926231 - História, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - História

I. Panteão de Adriano, reformado no séc.II. Roma (Itália). Imagem associada para resolução da questão

II. Capitólio - Congresso dos Estados Unidos, construído em 1793. Washington (EUA) Imagem associada para resolução da questão

III. Palácio do Congresso da Nação Argentina, construído entre 1897 e 1906. Buenos Aires (Argentina). Imagem associada para resolução da questão

A arquitetura clássica retomada nos prédios públicos retratados nas fotografias II e III permite analisar os sentidos históricos da reapropriação de certos padrões visuais.
Com base nas imagens, é correto afirmar que o gosto neoclássico: 

#Questão 926232 - História, , FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - História

O trecho a seguir se refere a um dos três conceitos orientadores que estruturam o Currículo da Cidade:
“Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”.
SANTOS, Boaventura de Souza. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 56.
O trecho refere-se ao conceito orientador denominado

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis