Leia o fragmento a seguir. O estado de São Paulo atingiu

#Questão 926115 - Geografia, Agropecuária, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

Leia o fragmento a seguir.
O estado de São Paulo atingiu o máximo de desmatamento entre 1920 e 1935. Restam 1,7 milhão de hectares de Mata Atlântica, sendo que cerca de 80% estão localizados no litoral. A complexidade ambiental e a biodiversidade dos fragmentos remanescentes também são resultado do manejo das florestas pelas populações humanas que se sucederam na região. As culturas pré-cabralinas (ameríndios) e alguns segmentos diferenciados da sociedade majoritária (populações tradicionais), tais como os camponeses caiçaras e quilombolas se caracterizam por uma forte interação com as florestas e influíram no seu desenvolvimento.
(Adaptado de FURLAN, Sueli A. Lugar e cidadania: implicações socioambientais das políticas de conservação ambiental. In: DIEGUES, Antonio C. S. (Org). Enciclopédia caiçara: o olhar do pesquisador. São Paulo: Hucitec, 2004). 
Sobre as formas de manejo dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais no atual estado de São Paulo, analise as afirmativas a seguir.
I. As comunidades tradicionais cultivam espécies da floresta nativa. II. O pousio é uma das práticas de fertilização da terra usada pelas comunidades tradicionais. III. As práticas tradicionais de agricultura itinerante e pesca são complementadas pelo extrativismo vegetal.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis