Questões Concurso SESA/ES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SESA/ES

Um homem de 54 anos de idade, branco, tabagista de 60 maços de cigarro por ano, dislipidêmico, com história de precordialgia típica há 40 minutos, em repouso, apresenta, no eletrocardiograma, infradesnivelamento do segmento ST superior a 3 mm, de V1 a V4, e elevação de troponina I e C KMB.

Em relação ao quadro clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.

O paciente deve ser submetido a anticoagulação e, para esse fim, a heparina de baixo peso será tão eficiente quanto a heparina não-fracionada.

Com relação à ventilação mecânica na síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir.

A hipercapnia é uma conseqüência freqüente da estratégia ventilatória usada na SARA e deve ser combatida vigorosamente com aumento do volume corrente e da freqüência respiratória, devido ao risco de arritmia. A PaCO 2 não deve ultrapassar 40 mmHg.

Considerando que o direito dos médicos de anunciarem e fazerem publicidade de seus serviços para a comunidade em qualquer momento de sua vida profissional envolve aspectos éticos e legais, julgue os seguintes itens.

Para que um anúncio profissional sobre a atividade de um médico atenda às exigências de licitude e ética, é obrigatório que nele constem o nome do médico e o número de seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) da jurisdição em que ele atua.

Uma servidora de uma escola do ensino fundamental, com 32 anos de idade, realizou exames periódicos. Queixava-se de mal-estar, falta de fôlego durante as atividades físicas e perda de peso. O médico percebeu que a paciente estava pálida, com esplenomegalia, e solicitou os exames de rotina. Os resultados dos exames foram Hb = 10 g/dL. leucócitos = 230.000/mm3; basófilos = 3%; plaquetas = 300.000/mm3; presença de metamielócitos e mielócitos no hemograma; ausência de bastões de Auer; ácido úrico de 10 mg/dL. Obtidos esses dados, foi realizada a punção de medula óssea da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 98 a 104.

O diagnóstico por citometria de fluxo, utilizando os marcadores CD10, CD19 e CD22, determina se os blastos observados na medula óssea da paciente são de origem linfóide.

Um homem de 45 anos de idade chegou ao consultório, informando quadro de artrite aguda no joelho direito, iniciada há 2 dias. Informou também que, antes desse, apresentou 3 episódios de monoartrite aguda autolimitados, com duração de cerca de 3 dias cada: há 2 anos, na primeira metatarsofalangiana esquerda; há 1 ano, no tornozelo direito; e há 6 meses, no joelho direito. Antecedentes: hipertensão arterial sistêmica, diagnosticada há 3 anos, em uso de hidroclorotiazida (50 mg/dia) e ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Achados alterados no exame físico: artrite no joelho direito, com sinais flogísticos (hiperemia cutânea, calor local e edema) associados a sinais de derrame articular. O paciente apresentou exame de ácido úrico sérico realizado há um dia, com resultado de 5,0 mg/dL.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.

A fisiopatologia da doença mais provável desse paciente é semelhante quando ela se apresenta na infância ou na adolescência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis