Um homem de 45 anos de idade chegou ao consultório, infor...

Um homem de 45 anos de idade chegou ao consultório, informando quadro de artrite aguda no joelho direito, iniciada há 2 dias. Informou também que, antes desse, apresentou 3 episódios de monoartrite aguda autolimitados, com duração de cerca de 3 dias cada: há 2 anos, na primeira metatarsofalangiana esquerda; há 1 ano, no tornozelo direito; e há 6 meses, no joelho direito. Antecedentes: hipertensão arterial sistêmica, diagnosticada há 3 anos, em uso de hidroclorotiazida (50 mg/dia) e ácido acetilsalicílico (100 mg/dia). Achados alterados no exame físico: artrite no joelho direito, com sinais flogísticos (hiperemia cutânea, calor local e edema) associados a sinais de derrame articular. O paciente apresentou exame de ácido úrico sérico realizado há um dia, com resultado de 5,0 mg/dL.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.

A fisiopatologia da doença mais provável desse paciente é semelhante quando ela se apresenta na infância ou na adolescência.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

João foi diplomado Vereador. O Ministério Público Eleitoral interpôs recurso contra a diplomação, alegando errônea interpretação da lei quanto à aplicação do sistema de representação proporcional. Nesse caso,

Resolva a questão aqui ›


O ato de ceder ou transferir recursos genéticos (animal ou vegetal) e/ou conhecimento tradicional associado à biodiversidade, sem a expressa autorização do Estado de onde fora extraído o recurso ou da comunidade tradicional que desenvolveu e manteve determinado conhecimento ao longo dos tempos...

A definição acima é de

Resolva a questão aqui ›


Acerca das técnicas sorológicas e de imunofluorescência empregadas em laboratório de imunologia, julgue os itens a seguir. Por aglutinação do látex, pode-se fazer pesquisa para fator reumatoide IgM.

Resolva a questão aqui ›