Questões Concurso SES-RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES-RJ

#Questão 934627 - Medicina, Hematologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional: Biomedicina/Biologia

A ___________ é uma raríssima doença genética recessiva ligada ao sexo, em que a mutação na enzima ácido ?-aminolevulínico-sintetase (ALAS2) causa defeito de metilação mitocondrial do ferro e insuficiente produção de heme nos eritroblastos. Há microcitose acentuada e significativa hipocromia, mas a população eritroide mostra considerável heterogeneidade. A confirmação diagnóstica é feita pelo mielograma. A coloração de Perls cora o ferro em azul da Prússia, como uma coroa de grânulos de ferro mitocondrial em torno do núcleo da célula.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

#Questão 934628 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional: Biomedicina/Biologia

A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) por incompatibilidade Rh(D) é grave.Sobre a DHRN por incompatibilidade Rh(D), analise as perguntas abaixo:
• A mãe, o pai e o bebê apresentam, respectivamente, quais tipagens RhD? • Quais alterações são mais comuns de serem observadas no setor de hematologia? • Quais alterações são mais comuns de serem observadas no setor de bioquímica?

Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima. 

#Questão 934630 - Medicina, Hematologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional: Biomedicina/Biologia

A prova direta em uma tipagem sanguínea é realizada testando-se eritrócitos do paciente com anticorpos monoclonais específicos anti-A e anti-B. O antissoro anti-AB é opcional quando a tipagem sanguínea é realizada com anticorpos monoclonais. A prova reversa pesquisa anticorpos anti-A e anti-B no soro ou plasma do paciente testado com hemácias reagentes fenotipados A1 e B e, opcionalmente, A2 e O. A prova reversa sempre deve ser realizada, EXCETO em: 

#Questão 934631 - Medicina, Hematologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional: Biomedicina/Biologia

Os antígenos ABO são carboidratos ligados a proteínas e lipídeos da superfície celular,sintetizados por enzimas glicosiltransferases polimórficas, cuja atividade varia dependendo do aleloherdado. É imprescindível que a tipagem sanguínea ABO seja realizada utilizando a prova direta, quepesquisa os antígenos A e B, e a prova reversa, que detecta anticorpos ABO. A prova direta é realizadatestando-se eritrócitos do paciente com anticorpos monoclonais específicos anti-A e anti-B. A tipagemsanguínea RhD deve ser realizada utilizando anti-D e controle do Rh. Em uma tipagem sanguíneadireta em tubo de um doador de sangue, foram obtidos os seguintes resultados:

• Tubo A (1 gota de anti-A + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo B (1 gota de anti-B + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo D (1 gota de anti-D + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) = Aglutinou. • Tubo Controle de Rh (1 gota do controle de Rh + 1 gota da suspensão de hemácias do paciente) =Não aglutinou.

Com esses resultados, qual é a conclusão de tipagem direta desse doador? 

#Questão 934629 - Medicina, Hematologia, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional: Biomedicina/Biologia

A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 34/2014, atualizada na RDC Nº 75/2016, dispõe sobre as Boas Práticas no Ciclo do Sangue, tais como: captação de doadores, coleta, processamento, testagem, controle de qualidade e proteção ao doador e ao receptor, armazenamento, distribuição, transporte e transfusão. A cada doação, devem ser realizados obrigatoriamente testes laboratoriais de triagem de alta sensibilidade para detecção de marcadores para doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, independentemente dos resultados de doações anteriores. Segundo critérios determinados na Resolução e nas demais normas do Ministério da Saúde, analise as afirmações abaixo:
1. Para sífilis, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-treponêmico ou não treponêmico. 2. Para doença de Chagas, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-plasmodium. 3. Para hepatite B (HBV), são necessários dois testes em paralelo: um para detecção do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) e um para detecção de antígenos do capsídeo do vírus da hepatite B (anti-HBc). 4. Para hepatite C, devem ser realizados dois testes em paralelo: um teste para detecção de anticorpo anti-HCV ou para detecção combinada de antígeno/anticorpo e um para detecção de ácido nucleico do vírus HCV por técnica de biologia molecular. 5. Para HIV 1 e 2, devem ser realizados dois testes em paralelo: um teste para detecção de anticorpo anti-HIV (que inclua a detecção do grupo O) ou um teste para detecção combinada de antígeno/anticorpo (que inclua a detecção do grupo O) e um para detecção de ácido nucleico do vírus HIV por técnica de biologia molecular. 6. Para HTLV I/II, deve ser realizado um teste para detecção de anticorpo anti-HTLV I/II.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis