Questões Concurso SEED-PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEED-PR

#Questão 1047955 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais

O processo ensino-aprendizagem nas escolas se divide em duas vertentes principais. Em uma delas, o processo de aprendizagem se resume em dar aos educandos conteúdos para serem memorizados; trata-se do ensino tradicional. Na outra, há uma preocupação em que os conteúdos, pesquisados e estudados a partir de relações horizontais, tenham significado para o aluno. Há uma preocupação em facilitar uma aprendizagem que seja significativa. Muitos conteúdos apresentados para os alunos em sala de aula têm a mesma falta de significado de sílabas sem sentido. Isso porque os conteúdos estão desconectados da realidade, fragmentados a tal ponto que perdem a ligação com o todo. Tornam-se isolados e sem uma significação que permita ao aluno uma compreensão da totalidade, das relações de causa e consequência. Nesse contexto, ao invés de facilitar, eles dificultam uma compreensão da realidade. A outra vertente de aprendizagem contrasta com o ensino tradicional. É a aprendizagem significativa ou experiencial. Sobre suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Não é apenas a parte cognitiva que trabalha; incluem- -se o emocional, suas experiências de vida, percepções, crenças e valores. ( ) É autoiniciada, exceto quando o primeiro estímulo seja exterior ao aluno, já que, neste caso, a pesquisa, o senso de descoberta, de compreensão e de captação vêm de fora. ( ) Ela é penetrante, pois modifica o modo de o aluno agir. ( ) O locus da avaliação reside no docente. ( ) O elemento de significação desenvolve-se, para o educando, dentro da experiência do educando como um todo.
A sequência está correta em

#Questão 1047958 - Pedagogia, Avaliação Educacional, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais

A nova cultura avaliadora situa a avaliação educacional no centro nevrálgico da ação pedagógica, acentuando sua função de orientação, motivação e regulação do ensino e da aprendizagem. Sua contribuição principal é proporcional à informação e conhecimento, tanto dos professores quanto dos alunos, que lhes permitam melhorar seus processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, os resultados de sua respectiva atividade. Os resultados são importantes; mas, antes, importantes são os processos que os geram. Essa forma de o professor entender a avaliação implica: 

#Questão 1047957 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais

O ensino fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da educação básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, dentre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da educação básica, mas também entre as duas fases do ensino fundamental: anos iniciais e anos finais. As orientações curriculares para o ensino fundamental de nove anos incluem:
I. Nos anos iniciais, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
II. No primeiro ano do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.
III. Ao longo do ensino fundamental – além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do ensino fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares.
IV. Ao longo do ensino fundamental – anos finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante preparar os alunos para as rupturas inerentes ao processo de progressão entre as séries, pois supõe-se que a cada ano os alunos estão mais autônomos.
Está correto o que se afirma em

Mesmo sendo 1932 o ano em que ocorreu o grande alarde em torno da Escola Nova em nosso país, foi somente em 1960 que ela atingiu o auge, refluindo logo depois. Educadores como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, retornando dos Estados Unidos, onde a Escola Nova estava bastante difundida, passaram a preconizar esta tendência, criticando de maneira contundente a tendência tradicional. E “é esse, efetivamente, o tom que vão assumindo os estudos pedagógicos, bem como a estruturação dos cursos de formação de professores nesse período”. 
(LIBÂNEO, 1997, p. 100.)

De acordo com tais informações está em DESACORDO com as ideias da Escola Nova o que se afirma em: 

#Questão 1048047 - Pedagogia, Legislação da Educação, Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Eixo Tecnológico: Formação de Docentes

Os documentos internos escolares permitem a compreensão do caminho das ações, da organização do trabalho pedagógico, bem como a importância da participação coletiva e democrática tanto dos profissionais quanto da sociedade. A Proposta Pedagógica Curricular (PPC) é o documento da instituição de ensino que fundamenta e sistematiza a organização do conhecimento no currículo. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A PPC expressa os fundamentos conceituais, metodológicos e avaliativos de cada disciplina-componente curricular ou área do conhecimento, elencados na matriz curricular. ( ) Os conteúdos selecionados para a PPC devem estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino, bem com o Caderno de Expectativas de Aprendizagem e legislações vigentes. ( ) São elementos da PPC do ensino fundamental e médio, a “matriz curricular”, contendo a indicação da etapa e a modalidade de ensino e/ou a área ou fase de estudos a que se destina; e, a “organização do conhecimento” de acordo com a BNCC, com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os documentos orientadores estaduais. ( ) Na PPC, acontece a concretização do ensino através da seleção dos conteúdos considerados como imprescindíveis à formação e emancipação dos estudantes; portanto, é o professor da sala de aula que define e seleciona os conteúdos de ensino considerados como imprescindíveis à sua formação.
A sequência está correta em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis