Questões Concurso SEED-PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEED-PR

#Questão 1048074 - Pedagogia, , Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Preocupados com os índices socioeconômicos do terceiro mundo, os economistas apoiaram a sobrevivência sustentável, conceito que prevê a erradicação da pobreza e a ampliação do consumo em bases ecologicamente responsáveis. Sugeriram, dentre outros fatores, que as empresas deveriam facilitar o acesso dos mais pobres aos seus produtos e serviços, barateando os seus preços nas comunidades mais carentes. Para converter os bilhões de pobres no mundo em consumidores, aumentando o seu poder aquisitivo, é preciso combater:
I. A fome e a miséria. II. A falta de acesso à água potável. III. A falta de acesso à educação primária e secundária. IV. A mortalidade perinatal. V. As doenças contagiosas.
Está correto o que se afirma apenas em

#Questão 1048072 - Pedagogia, , Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Desde que começou a ser produzido no Brasil, o etanol revitalizou a indústria canavieira. Sua utilização como combustível para automóveis tende a se popularizar nos próximos anos, reduzindo a dependência nacional do petróleo. Apesar das inúmeras vantagens do combustível brasileiro, o aumento das exportações do país tem enfrentado obstáculos comerciais. O protecionismo tem sido o seu maior inimigo, restringindo a entrada do etanol por meio de barreiras não tarifárias. Os outros países – especialmente os desenvolvidos – apresentam justificativas para impedir a entrada do biocombustível brasileiro; analise-as.
I. Apoiados nos argumentos da Food and Agriculture Organization (FAO), muitos países rejeitam o etanol por acreditar que sua produção inibe o fornecimento de alimentos, destinando a safras para o desenvolvimento do combustível.
II. As péssimas condições de trabalho nos canaviais brasileiros também contribuem para a reprovação internacional do etanol brasileiro.
III. Há uma crescente preocupação com a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras.
IV. Acredita-se que a aceleração das atividades agrícolas para suprir o mercado de biocombustível pode estimular o desmatamento de florestas nativas.
Está correto o que se afirma em

A época atual tem se caracterizado por mudanças constantes em nosso estilo de vida e, se antes projetávamos conquistas científicas memoráveis pensando em um espaço de tempo mais ou menos distante para a sua concretização, hoje, esse espaço encurtou. Já não conseguimos imaginar o que pode acontecer no próximo ano em termos de avanços tecnológicos da ciência. Esse é um retrato que compõe o nosso cotidiano e cujo foco se amplia em todas as direções de nossa existência. Assim, diariamente, temos novas conquistas em inúmeras áreas da pesquisa científica, e compreendidas, entre elas, as seguintes áreas, EXCETO: 

As metodologias ativas despontam em um contexto em que a metodologia utilizada pelo docente, além de dar gosto e motivação ao alunado, deve atribuir significado ao que se está estudando e para que se esteja estudando. Assim, acontecerá o envolvimento dos alunos com a aula e, junto a isso, o envolvimento que conduz ao sucesso escolar. O importante é aprender algo que faça sentido: descobrir, por trás das palavras que se constroem significados conhecidos e experimentar o domínio de uma nova habilidade, encontrar explicação para um problema relativo a um tema que se deseja compreender, garantindo que a atenção do aluno ou da aluna se concentre no domínio da tarefa e na satisfação que sua realização supõe. Todas estas considerações sustentam os pilares das metodologias ativas. Considerando tais pilares, assinale a correta a relação conceitual.

As dificuldades de aprendizagem estão circunscritas a um quadro clínico diagnosticado em um número pequeno de sujeitos que apresenta progressos limitados no aprendizado escolar, apesar de terem as condições necessárias para um bom rendimento no aprendizado. Este quadro evidencia as seguintes características: não apresenta deficiências auditivas ou visuais, recebe estímulos para aprender e estudar, apresenta inteligência suficiente para um desempenho escolar melhor que o demonstrado, frequenta a escola com todas as possibilidades de oferecer bom nível de ensino e está motivado para o aprendizado. Sujeitos assim podem não conseguir se apropriar dos conhecimentos escolares ou, pelo menos, não com a mesma rapidez, mesmo diante dos esforços do professor, de metodologias inovadoras, de uma escola que perceba as situações educativas de forma complexa, desafiadora e interdisciplinar. Alguns fatores relacionados à aprendizagem escolar devem ser descartados antes de se atribuir que tudo isso acontece com o aluno devido a uma dificuldade de aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Considerar problemas de “ensinagem”, sabendo que tal perspectiva aponta para a necessidade de se realizar um exame constante e processual sobre o tipo de vinculação que estabelece entre o professor e o educando, cabendo ao professor tomar consciência sobre o poder que exerce e suas responsabilidades.
II. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto social em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
III. Investigar questões relacionadas ao macrocontexto cultural em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
IV. Averiguar questões relacionadas ao macrocontexto familiar em que o sujeito está inserido, que pode seguir princípios divergentes dos preconizados pela escola.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis