Questões Concurso SEEC-RN

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Listagem de Questões Concurso SEEC-RN

Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://www.andreparente.net/entremargens/51z1rjo4mv8eqkwaqto2pmyxs8cetz
Leia a descrição da videoinstalação Entre Margens (2004), de André Parente:
A videoinstalação é composta por duas imagens projetadas, uma em frente à outra: uma retrata um rio, a outra, uma paisagem. No vídeo que mostra o rio, o observador pode perceber a passagem do tempo por meio de mudanças de velocidade da filmagem do rio, sobreposições, edições e saltos temporais introduzidos pelo cineasta. O vídeo que mostra a paisagem permanece imutável, sendo apresentado como se fosse uma fotografia. Em determinado momento, um movimento de câmera de uma das telas faz com que as duas imagens coincidam, formando uma panorâmica infinita da paisagem. Um elemento novo aparece – um jovem que surge de lugar nenhum e corre. A imagem oposta inicia seu movimento circular em direção ao lado esquerdo, e assim o que era terra vira rio. Durante o tempo da instalação, o som ambiente (as águas do rio) e a voz do narrador (com trechos de “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa) fortalecem a experiência poética.
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/1234- andre-parente
Nesta instalação, utilizando tecnologia digital, o artista

O docente de artes apresenta a seus alunos imagens de pinturas faciais de três tribos distintas (Karajá, Yanomami e Kayapó) e solicita que os alunos observem o uso dos elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo”. Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://pib.socioambiental.org/
Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir a respeito da atividade de apreciação proposta pelo docente.
I. Um dos conteúdos conceituais da atividade é compreender a relação entre o grafismo e a identidade nas sociedades indígenas, motivo pelo qual, observa-se que os elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo” são combinados em configurações diferentes, para obter padrões geométricos distintos.
II. Entre os conteúdos procedimentais trabalhados estão: apreciação e análise de grafismos Karajá, Yanomami e Kayapó; produção de grafismos simétricos com base na análise da natureza; aplicação de grafismos em ritxokos.
III. Os conteúdos atitudinais previstos são o reconhecimento da importância da arte indígena para as sociedades indígenas atuais e a valorização da produção material indígena como manifestação artística.

Está correto o que se afirma em:

#Questão 1132417 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FGV, 2025, SEEC-RN, Especialista de Educação - Suporte Pedagógico

Quando se trata da prática pedagógica, há uma pluralidade de métodos de ensino possíveis. Aquele que se vale da exposição verbal, demonstração, ilustração e exemplificação, denomina-se

#Questão 1132418 - Pedagogia, Legislação da Educação, FGV, 2025, SEEC-RN, Especialista de Educação - Suporte Pedagógico

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/ 1990) em seu capítulo IV trata a respeito do direito à cultura, à educação, ao esporte e ao lazer.

Acerca desses direitos, avalie as afirmativas a seguir.

I. É assegurado o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
II. Fica garantido o direito à organização e participação em entidades estudantis.
III. É previsto o acesso à escola pública ou privada próxima de sua residência.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1132419 - Pedagogia, História da Educação Brasileira, FGV, 2025, SEEC-RN, Especialista de Educação - Suporte Pedagógico

Documentos como os Relatórios da Comissão Meira-Matos e do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, o Plano Atcon e os famigerados Acordos MEC/Usaid foram usados por personagens protagonistas desse processo. A exclusão da Filosofia do rol das disciplinas obrigatórias do 2° grau, assim como a inclusão da Educação Moral e Cívica (nomeada Organização Social e Política Brasileira no 3° grau), paralelamente ao caráter disciplinador da Educação Física, entendida como uma atividade irreflexiva, não devem ser vistas como medidas aleatórias desse período.

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Ap. TEIXEIRA, Rosiley A. História da Educação Brasileira. Jundiaí, Paco editorial: 2013, p. 103.



O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar.

Uma característica educacional do período é

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