Questões Concurso SEE/SP

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"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedimento necessário um trabalho a partir de:

"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

                           Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).

Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:

As novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser

Pensando que o uso do computador é um recurso auxiliar ao trabalho do professor, pode-se afirmar que ele é útil porque

Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.

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