Questões Concurso SEDU/ES

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Listagem de Questões Concurso SEDU/ES

Em uma aula de Matemática, quando o assunto abordado era trigonometria, foi proposto aos alunos que estudassem a posição relativa das ilhas L, D e J, a partir de informações contidas no mapa ilustrado na figura abaixo, onde P é a localização de determinado porto. Os alunos, depois de traçarem os eixos horizontais e verticais, perpendiculares no ponto P, usando um transferidor determinaram os ângulos que os raios PL, PD e PJ fazem com o eixo horizontal, obtendo 30º, 45º e 60º, respectivamente.

Acerca dessa atividade e sabendo que o mapa foi desenhado na escala de 1 cm : 0,25 km, julgue os itens subseqüentes.

A ilha L está a 3 km do porto.

A balança de dois pratos é um material concreto que auxilia na compreensão e resolução de equações. Considere, na figura abaixo, que objetos iguais representam pesos iguais e que todas as balanças estejam em equilíbrio.

Com relação a essas balanças, julgue os itens subseqüentes.

Designando por x, y e z, respectivamente, valores não-nulos do pentágono, do quadrado e da cruz, que mantêm o equilíbrio nas três balanças, então 4x + 2y + z = 0.

A balança de dois pratos é um material concreto que auxilia na compreensão e resolução de equações. Considere, na figura abaixo, que objetos iguais representam pesos iguais e que todas as balanças estejam em equilíbrio.

Com relação a essas balanças, julgue os itens subseqüentes.

Infere-se da figura que as equações representadas nas balanças 2 e 3 são equivalentes.

A balança de dois pratos é um material concreto que auxilia na compreensão e resolução de equações. Considere, na figura abaixo, que objetos iguais representam pesos iguais e que todas as balanças estejam em equilíbrio.

Com relação a essas balanças, julgue os itens subseqüentes.

A situação da balança 1 pode ser representada pela equação 2x = 3y.

O problema apresentado a seguir, encontrado no Papiro Matemático Rhind ou Ahmos — 1650 a.C —, envolve a noção de progressão aritmética. "Divida 100 pães por 5 homens, de modo que as quantidades recebidas por cada um estejam em progressão aritmética e que a soma das duas quantidades menores seja igual a  da soma das outras três." Com base nessas informações e designando por a o termo inicial e por r a razão da progressão aritmética, julgue os itens a seguir.

A solução do problema egípcio também é solução do seguinte sistema de equações lineares:

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