Questões Concurso SEDU/ES

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De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa (São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações, 2000. Vol. 10), música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para reproduzir efeitos estéticos. Em seus aspectos mais simples e primitivos, a música é manifestação folclórica comum a quase todas as culturas. Considerando essa definição, julgue os itens a seguir, acerca do universo formador da música.

Do ponto de vista da percepção auditiva, os elementos constitutivos do som são: altura, timbre e duração.

Acerca do ensino e do aprendizado da música, julgue os itens a seguir.

Musicalização é o processo pelo qual é desenvolvido o aprimoramento da percepção musical, que vai além da percepção auditiva do ponto de vista fisiológico e possibilita a atribuição de forma e sentido ao que se escuta.

Julgue os itens a seguir, referentes à importância da educação artística nas escolas.

O estímulo e a sensibilização são etapas que devem iniciar qualquer tipo de atividade artística proposta, pois provocam nos alunos, respectivamente, o interesse e a compreensão de qualquer tema a ser estudado.O estímulo e a sensibilização são etapas que devem iniciar qualquer tipo de atividade artística proposta, pois provocam nos alunos, respectivamente, o interesse e a compreensão de qualquer tema a ser estudado.

O geoplano, um material concreto para se ensinar geometria, foi inventado pelo matemático e pedagogo egípcio Galeb Gattegno. São três tipos de geoplanos: quadrado, triangular e circular. A figura abaixo ilustra um geoplano triangular, formado por triângulos eqüiláteros congruentes, no qual alguns polígonos foram construídos.

Com base nas informações acima e considerando como unidade de comprimento o comprimento u dos lados dos triângulos que formam a malha do geoplano, julgue os itens a seguir.

O polígono III é a imagem obtida do polígono I por meio de uma reflexão em relação a uma reta paralela ao segmento AB.

Em uma aula de Matemática, quando o assunto abordado era trigonometria, foi proposto aos alunos que estudassem a posição relativa das ilhas L, D e J, a partir de informações contidas no mapa ilustrado na figura abaixo, onde P é a localização de determinado porto. Os alunos, depois de traçarem os eixos horizontais e verticais, perpendiculares no ponto P, usando um transferidor determinaram os ângulos que os raios PL, PD e PJ fazem com o eixo horizontal, obtendo 30º, 45º e 60º, respectivamente.

Acerca dessa atividade e sabendo que o mapa foi desenhado na escala de 1 cm : 0,25 km, julgue os itens subseqüentes.

A distância entre as ilhas D e J é igual a  km.

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