Questões de Matemática da CESPE

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Questões de Matemática Polinômios
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

  • A. superior a 15 e inferior a 19.
  • B. superior a 19 e inferior a 23.
  • C. superior a 23 e inferior a 27.
  • D. superior a 27.
  • E. inferior a 15.
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Questões de Matemática Polinômios
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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Questões de Matemática Geral
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

  • A. 2.
  • B. 1.
  • C. 36.
  • D. 18.
  • E. 4.
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Questões de Matemática Geral
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

O número

  • A. superior a 1.000 e inferior a 1.500.
  • B. superior a 1.500 e inferior a 2.000.
  • C. superior a 2.000.
  • D. inferior a 500.
  • E. superior a 500 e inferior a 1.000.
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Questões de Matemática Geometria
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Na situação apresentada no texto 11A3BBB, a probabilidade de o segundo jogador vencer o jogo logo em seu primeiro arremesso é igual a

  • A. 2/3.
  • B. 1/2.
  • C. 1/4.
  • D. 1/8.
  • E. 3/4.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

O papiro Rhind é conhecido por apresentar problemas da matemática egípcia antiga. Datado de 1650 a.C., esse documento dispõe de uma coleção de soluções de 85 problemas de diversos campos da matemática, como aritmética e geometria. Também se encontra nessas escrituras a forma que os egípcios efetuavam multiplicações. Assinale a opção correspondente à multiplicação pelo método egípcio.

  • A.

    Na multiplicação de 17 por 14, monta-se a tabela a seguir.

    Os elementos das células da primeira coluna são duplicados, um com relação ao anterior; os elementos da segunda coluna são a metade do número da célula anterior, caso o número seja par, e, caso seja ímpar, subtrai-se uma unidade e, então, divide-se por 2. As entradas na primeira coluna que ficam ao lado de entradas ímpares da segunda coluna são somadas produzindo-se, assim, o resultado da multiplicação: 34 + 68 + 136 = 238 = 17 × 14.

  • B.

    Na multiplicação de 21 por 17, monta-se a tabela a seguir, em que ambos os fatores são escritos a partir de suas dezenas e unidades.

    As multiplicações entre todas as dezenas e unidades possíveis são realizadas, e o resultado final é a soma desses elementos, gerando-se a multiplicação desejada: 200 + 140 + 10 + 7 = 357 = 21 × 17.

  • C.

    Para multiplicar 13 por 19, organizam-se as chamadas grades, cuja quantidade depende da quantidade de dígitos que compõem os números que se deseja multiplicar, como mostrado a seguir.

    Em cada quadradinho da grade, faz-se uma diagonal da direita para a esquerda formando-se as celas. Os dígitos do primeiro fator são escritos na primeira linha; e os do segundo fator, na coluna da direita, um em cada linha. Em cada cela, escreve-se o produto da multiplicação de um dígito pelo outro da seguinte forma: a diagonal de cada cela separa os dígitos que representam dezenas daqueles que representam unidades do produto obtido, por exemplo: 1 = 1 × 1 = 01; 3 = 3 × 1 = 03. Efetuadas todas as multiplicações, somam-se os números encontrados nas diagonais, da direita para a esquerda, que corresponde à soma: 7 + 30 + 20 + 90 + 100 = 247 = 13 × 19.

  • D.

    Na multiplicação de 19 por 23, monta-se uma tabela como a seguir.

    Na primeira coluna, escrevem-se as potências de 2, começando-se por 1, até a potência correspondente ao número imediatamente anterior a um dos fatores, no caso, 16 = 24 < 19 < 32 = 25. Na segunda coluna, duplica-se sucessivamente o segundo fator. Na coluna das potências de 2, identificam-se as potências que fazem parte da representação binária do primeiro fator, no caso, 19 = 1 + 2 + 16. Em seguida, somam-se as respectivas duplicações na outra coluna, encontrando-se, assim, o produto desejado: 23 + 46 + 368 = 437 = 19 × 23.

  • E. O método egípcio é realizado com as mãos. Em uma das mãos, abaixa-se a quantidade de dedos relativos a quanto o fator ultrapassa de 5. Na outra mão, repete-se o procedimento para o outro fator. Soma-se, assim, o número de dedos baixados, exprimindo-se a soma em dezenas. Seguidamente multiplicam-se os números de dedos levantados, o que fornece as unidades. Em seguida, somam-se as dezenas e unidades para que seja obtido o resultado.
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Questões de Matemática Geometria
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Com relação ao texto 11A3AAA, é correto afirmar que, em unidades de área (u.a.), o quadrilátero que tem seus vértices na origem do sistema de coordenadas e nos afixos dos números complexos z, w e z + w tem área igual a

  • A. 48 u.a.
  • B. 6 u.a.
  • C. 12 u.a.
  • D. 24 u.a.
  • E. 36 u.a.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Nesse sentido, o número sexagesimal “12,7;15,36” corresponde, na forma decimal, ao número

  • A. 728,86.
  • B. 1.288,60.
  • C. 727,26.
  • D. 128,86.
  • E. 43.635,60.
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Questões de Matemática Geometria
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Considerando-se o texto 11A3AAA, o polígono cujos vértices são os afixos dos números complexos z, w e z + w é um triângulo

  • A. isósceles, e um dos seus ângulos mede mais de 90° e menos de 180°.
  • B. isósceles e retângulo.
  • C. escaleno e retângulo.
  • D. equilátero.
  • E. isósceles, e todos os seus ângulos medem menos de 90°.
Sua resposta é:
Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Ainda com referência à situação apresentada no texto 11A3DDD, se for utilizado o desconto racional simples, o cliente deverá pagar, à vista,

  • A. menos de R$ 920.
  • B. mais de R$ 920 e menos de R$ 940.
  • C. mais de R$ 940 e menos de R$ 960.
  • D. mais de R$ 960 e menos de R$ 980.
  • E. mais de R$ 980.
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