Questões Concurso Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - DF (SEPLAG/DF)

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A 12.ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2003, reuniu representações dos organismos governamentais e da sociedade civil brasileira para discussão e reorganização do sistema de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS), embora represente uma conquista da sociedade brasileira, também apresenta paradoxos: se de um lado tem-se serviços de excelência disponíveis a todos os cidadãos, como transplantes, tratamentos oncológicos, acesso a medicamentos para AIDS, por outro, nota-se enorme dificuldade de acesso aos serviços básicos, de urgência, e até mesmo às consultas. Somente enfrentando esses problemas é que se garantirá a qualidade dos serviços.

Com relação aos princípios e diretrizes do SUS, julgue os itens de 86 a 89.

A saúde é um direito fundamental do ser humano. Assim, deve o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, por meio de políticas econômicas e sociais que visem a redução de riscos de doenças e de outros agravos e o estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva. Esse enunciado corresponde ao princípio denominado saúde como direito.

A 12.ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2003, reuniu representações dos organismos governamentais e da sociedade civil brasileira para discussão e reorganização do sistema de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS), embora represente uma conquista da sociedade brasileira, também apresenta paradoxos: se de um lado tem-se serviços de excelência disponíveis a todos os cidadãos, como transplantes, tratamentos oncológicos, acesso a medicamentos para AIDS, por outro, nota-se enorme dificuldade de acesso aos serviços básicos, de urgência, e até mesmo às consultas. Somente enfrentando esses problemas é que se garantirá a qualidade dos serviços.

Com relação aos princípios e diretrizes do SUS, julgue os itens de 86 a 89.

Segundo o princípio da integralidade, a eficiência na capacidade de resolução das ações e serviços de saúde, por meio da assistência integral resolutiva, contínua e de boa qualidade à população adstrita, no domicílio e na unidade de saúde, busca identificar e intervir nas causas e fatores de risco, aos quais a população está exposta.

A 12.ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2003, reuniu representações dos organismos governamentais e da sociedade civil brasileira para discussão e reorganização do sistema de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS), embora represente uma conquista da sociedade brasileira, também apresenta paradoxos: se de um lado tem-se serviços de excelência disponíveis a todos os cidadãos, como transplantes, tratamentos oncológicos, acesso a medicamentos para AIDS, por outro, nota-se enorme dificuldade de acesso aos serviços básicos, de urgência, e até mesmo às consultas. Somente enfrentando esses problemas é que se garantirá a qualidade dos serviços.

Com relação aos princípios e diretrizes do SUS, julgue os itens de 86 a 89.

O princípio da participação corresponde à igualdade na assistência à saúde, com ações e serviços priorizados em função de situações de risco e condições de vida e saúde de determinados indivíduos e grupos de população. O poder público deve oferecer condição de atendimento igual para todos. O que deve determinar o tipo de atendimento é o grau de complexidade da doença ou agravo, e não a condição socioeconômica do usuário.

A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:

  • 100 podem lecionar Matemática; 
  •  90 podem lecionar Física;
  • 100 podem lecionar Informática;
  • 35 podem lecionar apenas Informática;
  • 25 podem lecionar apenas Matemática e Física; 
  •  25 podem lecionar apenas Física e Informática;
  • 10 podem lecionar Matemática, Física e Informática.

Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar

Física e Informática é igual a 0,05.

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a experimentação é o método mais eficaz para a realização da função social de uma instituição educativa.

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