Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA)

A gravura anterior se refere à famosa mina de Potosi, uma das maiores minas de que se tem notícia, explorada intensamente pelos espanhóis no contexto das Grandes Navegações. A economia mercantilista característica daquele período, expressa na gravura através do metalismo, caracterizou-se também:

Pinturas murais de Diego Rivera, exposição do pintor e muralista mexicano com o tema “Murais para o Museu de Arte Moderna”:

No período pós-revolucionário nas décadas de 1920, surgiu, no México, um movimento artístico bastante engajado conhecido com o nome de Muralismo. Sobre o Muralismo, analise as afirmativas a seguir.

I. No Muralismo algumas obras são encontradas nas ruas e exploram problemas sociais, bem como temas históricos.

II. Marcando forte presença no México, onde surgiu esse movimento artístico, as primeiras manifestações do que viria a se tornar o Muralismo são as pinturas rupestres.

III. Revolução Mexicana (1910), momento histórico que inspirou os artistas a expressar seus pensamentos críticos.

IV. Era um movimento que acreditava que somente a arte poderia ser a solução para os problemas sociais vividos pelo povo, que a utilizaria como fonte de renda.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

“Sevilha, no século XVI, suscitou a admiração dos seus habitantes e dos estrangeiros, os elogios inflamados de poetas e de humanistas locais, de viajantes e de artistas nascidos no seu solo ou vindos de países longínquos. Assim, muito antes de o historiador francês Fernand Braudel ter afirmado que em Sevilha, no século XVI, é que pulsara o coração do mundo, muito dos que viveram então na cidade tinham já compreendido a importância que ela adquirira no contexto espanhol e universal.” O comércio e a navegação entre a Espanha e suas colônias, no contexto mercantilista das Grandes Navegações e colonização da América,

Entre as décadas de 1960 e 1980, praticamente todos os países da América Latina passaram por experiências autoritárias, ditatoriais ou não, apoiadas pelos EUA, que se afirmaram politicamente com o discurso de repressão ao comunismo e manutenção da ordem social, política e econômica. Os governos militares puseram na clandestinidade o movimento operário, partidos socialistas, o movimento estudantil e toda forma de manifestação contrária à ordem vigente. Mesmo assim, movimentos esquerdistas surgiram em todo o continente, dentre os quais podemos destacar:

Observe a imagem a seguir.

No decorrer da Ditadura Militar no Brasil houve o desenvolvimento de uma arte, uma forma de expressão revolucionária, exemplificada, entre outros fatores, pela criação do CPC – Centro Popular de Cultura, ligado à UNE (União Nacional dos Estudantes). Essa cultura era conhecida em alguns meios como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis