Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA)

Observe o climograma a seguir.

 “Predomina nos planaltos e serras do Sudeste. É o clima das áreas com altitude acima de 1.000 m, que abrange o Sul de Minas Gerais e do Espírito Santo e partes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Neste clima verificam estações bem definidas, marcadas por um verão ameno e chuvoso e inverno frio e seco.” O clima descrito é:

O Brasil é um país tropical e apresenta um grande índice pluviométrico o que proporciona uma abundância hídrica em suas bacias hidrográficas. Sobre as bacias hidrográficas brasileiras, analise as considerações a seguir.

I. A Bacia Amazônica é a bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de navegação.

II. A rede hidrográfica brasileira apresenta as seguintes características: drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz tipo estuário.

III. A maior parte dos rios no Brasil tem cheia no verão e vazante no inverno.

IV. Em sua maior parte, os rios brasileiros são intermitentes, isto é, secam.

NÃO condiz com a realidade das bacias hidrográficas no Brasil apenas a consideração

O conjunto de atividades econômicas, direta e indiretamente inseridas no cotidiano, pode ser divido em três setores, a saber: primário, secundário e terciário. Observe as imagens a seguir.

 Referem-se a atividades dos seguintes setores econômicos, respectivamente:

O processo de integração regional é complexo e, em geral, acompanhado de oscilações: ora são tomadas decisões que aceleram a esse processo, ora fatos e decisões dificultam a aproximação entre os países membros. No caso do Mercosul, as assimetrias econômicas são, por si só, problemas estruturais que necessitam de mecanismos políticos e econômicos para serem superados ao longo do processo de integração. São características que expressam dificuldades da integração regional no Mercosul, EXCETO:

Representar a superfície terrestre com a maior precisão possível tem sido um desafio enfrentado pela humanidade desde a Antiguidade. Diante disso, vêm sendo criadas, desde o século XVI e por diversos cartógrafos, as projeções cartográficas, que são técnicas usadas para representar a superfície terrestre num plano, como o mapa-múndi ou planisfério. O termo projeção sugere que continentes, oceanos, mares e demais porções da superfície terrestre são “projetados” num plano, sobre o qual se desenha um sistema de coordenadas geográficas. Observe a imagem da projeção cartográfica a seguir.

 “Tal projeção mantém a proporção real entre terras e águas. Possibilita a visão de conjunto da superfície terrestre, associada à esfericidade, graças ao seu ‘formato de coração’. As distorções da forma dos continentes são menores ao longo do Meridiano de Greenwich e do Polo Norte, que estão no centro dessa projeção.” Trata-se de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis