Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA)

O professor de Geografia do 1º ano do ensino médio pediu que os alunos trouxessem rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas a fim de classificá-las. As rochas que apareceram foram: 

Rocha 1: mármore. 

 Rocha 2: basalto. 

 Rocha 3: ardósia. 

Rocha 4: granito. 

Rocha 5: arenito. 

Rocha 6: calcário.

A sala foi dividida em quatro grupos e cada um fez uma classificação diferente. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.

As forças exógenas são forças externas, que provocam alterações físico-químicas na superfície terrestre. Acerca do exposto, analise as alternativas a seguir.

I. Intemperismo químico e físico.

II. Intemperismo biológico.

III. Epirogênese.

IV. Orogênese.

V. Vulcanismo.

Fazem parte das forças exógenas apenas as alternativas

Observe a seguir a descrição de uma das dimensões econômicas da globalização.

“Está associada à desregulamentação dos sistemas financeiros nacionais, à liberalização da circulação de capitais, ao desenvolvimento de novos serviços e novos mercados financeiros e ao movimento de fusões e aquisições.”

A definição anterior se refere a qual dimensão?

No mundo contemporâneo, marcado pelos crescentes fluxos de informações, mercadorias, capitais e pessoas, as redes exercem papel fundamental. Por meio delas os fluxos se tornam possíveis, integrando territórios, mas também evidenciando a exclusão de espaços e pessoas que estão à margem da infraestrutura das redes, sobretudo as de comunicação e de transporte. Com base nos conhecimentos sobre as redes de transporte, observe o gráfico a seguir e assinale o meio de transporte mais utilizado e o mais caro.

Ao trabalhar as formações vegetacionais com os alunos do ensino médio torna-se necessário diferenciar termos e conceitos como bioma, ecossistema, domínios naturais e domínios morfoclimáticos. Com base nos conhecimentos sobre esses termos e conceitos, identifique-os.

I. Menos relacionado à escala ou área de abrangência, o conceito deve ser entendido como um sistema complexo de relações entre os fatores bióticos e abióticos; pode ser um lago, um rio ou parte dele, um oceano, uma floresta, um aquário ou mesmo um outro ambiente construído pelo ser humano, por exemplo, uma cidade.

II. O conceito diferencia-se de “formação vegetal” por incluir a fauna e os fatores abióticos como características do clima, solo e relevo – para identificar as unidades espaciais. Abrange áreas com dimensões superiores a um milhão de quilômetros quadrados que apresentam certa uniformidade de ambiente.

III. É essencial para o estudo das características naturais na perspectiva geográfica, pois permite analisar as transformações vegetais de forma integrada com os demais elementos naturais, como o relevo, o solo, o clima e os fluxos hidrológicos.

IV. Abrange extensas áreas subcontinentais, onde predominam determinadas características fitogeográficas, ou seja, de distribuição das formações vegetais, bem como de clima e relevo. Pode ser formado por distintos biomas, como ocorre no Cerrado brasileiro.

A sequência está correta em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis