Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - PA (SEDUC/PA)

“Karl Popper desenvolveu uma concepção própria da lógica e da metodologia da ciência. Sua principal contribuição consiste na formulação da noção de _____________________ como critério fundamental para a caracterização das teorias científicas, tentando, assim, superar o problema da impossibilidade da verificação definitiva de uma hipótese através do método indutivo encontrado na ciência. Assim, para Popper é a possibilidade de falsificar uma hipótese científica que permite a correção e o desenvolvimento das teorias científicas, e em última análise o progresso da ciência, embora nenhuma teoria possa jamais ser fundamentada de forma conclusiva. O conhecimento é, portanto, essencialmente conjetural, sendo impossível a certeza definitiva. É necessário, por isso, defender a liberdade de crítica e de experimentação.”

 (Japiassú, 2006:180.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

“A Escola de Frankfurt nasceu no ano de 1924, em uma quinta etapa atravessada pela filosofia alemã, depois do domínio de Kant e Hegel em um primeiro momento; de Karl Marx e Friedrich Engels em seguida; posteriormente de Nietzsche; e, finalmente, já no século XX, após a eclosão dos pensamentos entrelaçados do existencialismo de Heidegger, da fenomenologia de Husserl e da ontologia de Hartmann. Esta corrente foi a responsável pela disseminação de expressões como ‘indústria cultural’ e ‘cultura de massa’.”

(Disponível em: www.infoescola.com.)

São integrantes da Escola de Frankfurt, EXCETO:

Considerando o pensamento do suíço Jean Piaget, analise as afirmativas a seguir.

I. O conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação. A assimilação é a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo qual as ideias, as pessoas e os costumes são incorporados à atividade do sujeito. A acomodação é a modificação dos esquemas para assimilar os elementos novos.

II. O desenvolvimento intelectual atravessa quatro etapas: o período sensoriomotor; o período pré-operatório; o período operacional-concreto e, por fim, o período operacional-formal.

III. Do estágio sensório-motor ao projetivo, predominam as atividades de investigação, exploração e conhecimento do mundo social e físico. Permanece a subordinação a um sincretismo subjetivo. Neste estágio predominam as relações cognitivas da criança com o meio. O sincretismo é a principal característica do pensamento infantil.

IV. Signos e palavras são para as crianças um meio de contato social com outras pessoas. Signos são meios que auxiliam/facilitam uma função psicológica superior, sendo capazes de transformar o funcionamento mental. Dessa maneira, as formas de mediação permitem ao sujeito realizar operações cada vez mais complexas sobre os objetos.

Estão corretas apenas as afirmativas

O conceito de região na Geografia é de grande importância para a análise geográfica, tanto nos aspectos econômicos quanto nos políticos, populacionais, socioculturais e naturais. O termo região está presente em diferentes situações do cotidiano, em conversas informais, nos noticiários ou nas leituras. O conceito de região esteve associado a características específicas de acordo com cada período histórico. Tendo como base essas informações e os conhecimentos acerca do conceito de região na Geografia, associe adequadamente o período retratado às suas respectivas características.

1. Século XIX.

2. Século XX.

3. Século XXI.

( ) Os geógrafos franceses buscaram novas abordagens para o estudo da geografia regional. Para eles, a região era concebida como resultado das ações humanas em determinado ambiente. Essa concepção baseia-se, portanto, não só nas características naturais, mas também nos estudos das relações entre o ser humano e a natureza. As paisagens passaram a ser concebidas como herança histórica e resultado de interações ao longo do tempo entre os elementos naturais e as influências humanas. Caberia ao geógrafo simplesmente delimitá-la e descrever suas características e paisagens.

( ) O conceito de região pode ser entendido como uma criação intelectual do geógrafo ou de outros cientistas. São utilizadas metodologias de estudo que incluem objetivos e critérios preestabelecidos para delimitar determinados conjuntos regionais em certo momento da história.

( ) Está associado às características naturais; as regiões são definidas com base na homogeneidade dos tipos de vegetação, de clima, principalmente, ou ainda delimitadas por acidentes geográficos, como rios, serras ou cadeias montanhosas. São as chamadas regiões naturais, cujo princípio baseado na delimitação de áreas com características uniformes também foi aplicado para identificar as regiões econômicas e sociais.

A sequência está correta em

A partir da década de 1970, surgiu uma nova forma de organização espacial da indústria, tanto em países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos, os tecnopolos, também chamados de Centros de Alta Tecnologia. Trata-se de polos que concentram atividades industriais de alta tecnologia – como telecomunicações, aeroespacial, informática e biotecnologia – junto a universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento. Os tecnopolos recebem apoio de órgãos do governo e funcionam como verdadeiros centros de produção de conhecimento e tecnologia. Alguns municípios brasileiros se caracterizam como tecnopolos, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis