Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL)

Considerando o poema apresentado, julgue os itens a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

O uso de vocativo e de pontuação expressiva constitui recurso textual que colabora para atribuir ao texto tom característico da oratória, próprio da poesia condoreira.

Considerando o poema apresentado, julgue os itens a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

A repulsa à escravidão e às condições degradantes impostas aos escravos é explicitada no poema por metáforas como as expressas em “alcouce cruel” (v.4) e “imundo bordel” (v.8).

Considerando o poema apresentado, julgue os itens a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

Esse poema de Castro Alves é representativo da poesia da primeira geração romântica, cujo projeto era fundado na perspectiva nacionalista e buscava libertar a literatura brasileira das influências literárias portuguesas.

Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue os itens seguintes.

A conjunção “porém” (l.23) expressa conclusão no período em que ocorre, por isso poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido original do texto, pela conjunção portanto.

Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue os itens seguintes.

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso o pronome “me”, em “me parece” (l.1), fosse deslocado para logo após “parece”, da seguinte forma: parece-me.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis