Questões Concurso Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos - RJ (SASDH/RJ)

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Uma entrevista com o economista-chefe do Banco Interamericano de Investimento registrou o seguinte diálogo: Entrevistador: O que os americanos podem querer do Brasil? Economista: Obviamente, lhes interessaria ter melhor acesso à maior economia da América Latina. O Brasil tem uma enorme complementaridade com a economia americana, em especial no setor industrial.

O economista entrevistado dá uma resposta política à pergunta feita; a marca dessa preocupação está em:

“O problema da mortalidade materna vergonhosa no Brasil não é a taxa de cesariana dita alta. Isso é provado por ser praticamente zero a taxa de mortes em clínica privada, onde os números beiram 90% de cesarianas. Os problemas são as maternidades sucateadas, a troca de obstetras por pessoal de enfermagem para economizar e a corrupção”.

Esse texto faz parte de uma carta de um leitor para o jornal O Globo, publicada em 14/10/2018.

A posição do leitor diante da mortalidade citada é:

“96% das empresas que participaram da campanha taxa zero por 100 dias ficaram com a nossa empresa”.

Trecho publicitário de uma empresa de segurança que mostra, no segmento sublinhado, um caso correto de concordância.

A frase abaixo que mostra um erro em tipo semelhante de frase é:

“Saiba identificar notícias que possam ser falsas

Procure sinais que te ajudem a julgar se uma informação é falsa. Por exemplo: mensagens encaminhadas de fonte desconhecida, falta de evidências ou mensagens cujo único propósito é o de irritar e incitar violência. Estes são sinais claros de que uma história pode não ser verdadeira. E lembre-se: fotos, vídeos e até áudios podem ser manipulados para tentar te enganar”.

Esse texto, de uma campanha do WhatsApp contra notícias falsas, mostra um erro de norma culta no seguinte termo sublinhado:

Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:

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