Questões Concurso SEC-BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEC-BA

#Questão 1015232 - Filosofia, , FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências Humanas: Filosofia

No diálogo Mênon de Platão, alguém interpela:
Sócrates, mesmo antes de estabelecer relações contigo, eu já ouvia dizer que nada fazes senão caíres tu mesmo em aporia, e levares também outros a cair em aporia.
(Adaptado de: Mênon, tradução Maura Iglésias, Rio de Janeiro: Loyola, 2001)
De acordo com a passagem, o efeito causado por Sócrates é chamado de “cair em aporia”, o que significa que 

#Questão 1015233 - Filosofia, , FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências Humanas: Filosofia

(I) Todo ser humano por natureza deseja saber. (II) Sinal disto é o deleite pelas sensações. Aparte de sua utilidade, os seres humanos sentem deleite pelas sensações por elas mesmas, principalmente a da visão [...]. (III) A causa disto é que ela, mais do que as outras sensações, produz conhecimento e torna evidente muitas diferenças.
(Aristóteles. Metafísica. Texto estabelecido por W. D. Ross. Oxford: Clarendon Press. 1924)
A passagem da Metafísica de Aristóteles é um raciocínio aos moldes de um silogismo, de modo que, em conformidade com este filósofo, 

#Questão 1015234 - Filosofia, , FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências Humanas: Filosofia

[...] surge daí uma questão: é melhor ser amado que temido ou o inverso? A resposta é que seria de desejar ser ambas as coisas, mas, como é difícil combiná-las, é muito mais seguro ser temido do que amado, quando se tem de desistir de uma das duas.
(Maquiavel. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2001)
Valendo-se disso, é correto afirmar que 

#Questão 1015236 - Filosofia, , FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Ciências Humanas: Filosofia

      A diferença entre ele com os outros é que ele estava realmente parado. De pé, suas mãos se mantinham avançadas. Era um cego. O que havia mais que fizesse Ana se aprumar em desconfiança? Alguma coisa intranquila estava sucedendo. Então ela viu: o cego mascava chicles... Um homem cego mascava chicles. Ana ainda teve tempo de pensar por um segundo que os irmãos viriam jantar ? o coração batia-lhe violento, espaçado. Inclinada, olhava o cego profundamente, como se olha o que não nos vê. Ele mastigava goma na escuridão [...]. O que chamava de crise viera afinal. E sua marca era o prazer intenso com que olhava agora as coisas, sofrendo espantada [...] mantinha tudo em serena compreensão, separava uma pessoa das outras, as roupas eram claramente feitas para serem usadas e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite ? tudo feito de modo a que um dia se seguisse ao outro. E um cego mascando goma despedaçava tudo isso.

(LISPECTOR, Clarice. “Amor”, Laços de Família. São Paulo: Rocco, 1998)


Do ponto de vista da experiência filosófica, o que ocorreu com Ana revela que

#Questão 1015237 - Geografia, Globalização, FCC, 2022, SEC-BA, Ciências Humanas: Filosofia

Num mundo em processo de globalização, em que a transmissão de imagens através de todo o globo se tornou rotineira, estamos todos em contato regular com outros que pensam de maneira diferente, que vivem de maneira diferente. Os cosmopolitas louvam e adotam esta complexidade cultural. Os fundamentalistas consideram-na perturbadora e perigosa. Quer se trate de religião, de identidade étnica ou de nacionalismo, refugiam-se numa tradição renovada e purificada, e, quantas vezes, também na violência.
(Adaptado de: GIDDENS, Anthony. O mundo na era da globalização. Lisboa: Editorial Presença, 2000, p. 18)
A alternativa correta sobre a globalização é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis