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Para que filosofia? — as evidências do cotidiano

e a atitude filosófica.

Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha".

Em uma disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode gritar ao outro: Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu, e alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, cada um diga o que viu e vamos nos entender".

E se, em vez de afirmarmos que gostamos de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferíssemos analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade? Como se poderiam melhor entender e ensinar essas questões filosóficas?

Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a opção correta.

Com relação à água, julgue os itens seguintes.

I A substância água apresenta densidade inferior a 5,0 g/mL e ponto de fusão, ao nível do mar, inferior a 1 ºC.

II A molécula de água apresenta as mesmas propriedades que a substância água. Por exemplo, uma molécula isolada de água entra em ebulição a 100 ºC.

III A molécula de água tem geometria angular e é polar.

IV A água nos estados sólido, líquido e gasoso pode ser corretamente representada, respectivamente, por H2O (s), H2O(l) e H2O (g).

A quantidade de itens certos é igual a

Texto para as questões  43 e 44

 

Considere os seguintes estágios de purificação da água para torná-la potável.

I A água natural é submetida a um processo de aeração por borbulhamento de ar. Nessa etapa, ocorre a remoção de gases de odores fortes dissolvidos ao mesmo tempo em que se dissolve oxigênio e nitrogênio.

II Em um tanque, adiciona-se CaO para reduzir a acidez da água e precipitar íons metálicos presentes em solução como hidróxidos. O precipitado, na forma de um pó muito fino, pode ficar suspenso na água.

III A seguir, adiciona-se alume — Al2(SO4)3 . 18 H2O — para coagular e flocular o precipitado, de modo que ele possa ser filtrado. A coagulação envolve a aproximação de íons de modo a formar partículas maiores. A floculação envolve a união de partículas para formar colóides.

IV Sendo anfótero, o alumínio forma íons Al(OH)4+ solúveis em solução básica. Esses íons devem ser eliminados. CO2 é borbulhado para aumentar a acidez e provocar a precipitação do alumínio como Al(OH)3, que é retirado por filtração.

V O pH da água é corrigido.

VI Adiciona-se um desinfetante; normalmente o cloro. O cloro — Cl2 (g) — reage com a água formando o ácido hipocloroso, que é altamente tóxico para bactérias.

Com relação ao assunto abordado no texto e suas implicações, assinale a opção incorreta.

Com relação à combustão que ocorre durante o processo de queima de uma vela (mistura de hidrocarbonetos), assinale a opção correta.

In the text, "much" (L.20) is the opposite of

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