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Based on the text, it can be concluded that

From the text, it can be deduced that

A figura acima mostra uma jovem usando um canhão de sopro (C), montado sobre uma mesa, cujo projétil é uma pequena bola de chumbo. O alvo a ser atingido é um bloco de ferro (B), de massa m, suspenso por um eletroímã (M). O experimento é arranjado de forma que a bola sai do canhão exatamente no instante em que o bloco de ferro é liberado, em queda livre, ao se desligar o eletroímã. Desconsidere as forças de atrito e considere a aceleração da gravidade local igual a g.

Assuma as seguintes condições para o experimento: h = 2 m, d = 2 m e g = 10 m/s2. Assinale a opção que expressa a componente horizontal da velocidade que o projétil deve ter, em m/s, para atingir o alvo.

A figura acima apresenta uma situação que pode ser usada no ensino de conceitos relativos às leis de Newton. Durante uma viagem de trem, uma estudante observa o comportamento de um pêndulo simples composto por uma bola de massa m ligada ao teto do trem por um fio fino com massa desprezível. Acerca dessa situação e considerando que o pêndulo não esteja oscilando, julgue os itens a seguir.

I Caso o trem esteja se movendo em linha reta, na direção horizontal e com velocidade constante, então o pêndulo estará na vertical em relação a um sistema referencial localizado no trem.

II Caso o trem esteja se movendo na horizontal e fazendo uma curva para a direita, em relação à estudante, então a mesma verá o pêndulo se deslocando para a sua direita.

III Durante o processo de frenagem do trem, que se move em linha reta e na horizontal, o pêndulo se aproximará da estudante.

IV Caso o trem esteja subindo uma ladeira com velocidade constante, o pêndulo estará inclinado em relação a uma normal ao plano da mesa da estudante.

A quantidade de itens certos é igual a

A figura acima mostra uma criança descendo em um toboágua. Admitindo que ela é liberada do topo, a uma altura h = 8 m em relação à base, com velocidade inicial igual a zero, que a aceleração da gravidade, g, é igual a 10 m/s2 e desconsiderando as forças de atrito, então o módulo, da velocidade da criança na parte mais baixa do toboágua será mais próximo de

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