Questões Concurso Prefeitura de Vinhedo - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Vinhedo - SP

#Questão 1132167 - Geografia, Geografia Física, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Analise as asserções abaixo, marque, posteriormente, a alternativa pertinente: 

I – A América Latina é uma maneira de regionalização da América pautada em aspectos políticos, físicos, econômicos e culturais. 
II - O território latino-americano compreende desde a Península de Iucatã, passando pelo Ístmo do Panamá e todo o interior da América do Sul, até a chamada Terra do Fogo. 
III – Em todas as bases de análise, a regionalização da América Latina considera especificamente a formação constituía por 33 nações da América. 
V - Em termos geomorfológicos, a América Latina possui grandes cadeias montanhosas, especialmente na sua porção oeste, com destaque para a Cordilheira dos Andes. São outras cadeias de relevo expressivas da América Latina: Planalto do México, Planalto das Guianas e Planalto Central. 

É verdadeiro o que se afirma em: 

#Questão 1132169 - Geografia, História da Geografia, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Leia as asserções abaixo, marque a alternativa pertinente. 

I - O geógrafo é um dos profissionais capacitados e que possui atribuição para participar da elaboração e coordenação de estudos ambientais, uma vez que poderá ser o responsável por diagnóstico ambiental, mapeamento, levantamento topográfico e geoprocessamento, delimitação de áreas de influência, estudos pedológicos, biogeográficos, bacias hidrográficas, entre outros. 
II - Um bom exemplo do trabalho do profissional da geografia no levantamento e planejamento ambiental e territorial é a elaboração do diagnóstico do comportamento morfodinâmico, no qual trabalha-se com cartas topográficas e fotografias aéreas na escala 1:25.000, além de carta geológica e dados pluviométricas mensais. 

#Questão 1132170 - Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Geografia

Ao analisar a questão ambiental, observa-se que no Brasil há inúmeras questões ambientais que merecem ser destacadas, monitoradas, alarmadas e combatidas, devido aos impactos que acarretam aos recursos naturais (hídricos e edafoclimáticos – clima, solo, subsolo, vegetação, ar, fauna e flora), desencadeando problemas para as atividades humanas e riscos de desastres que podem afetar a qualidade da vida humana (Fagundes et al., 2021). 
Em relação à questão do desmatamento, destacam-se os fatores abaixo: 

I - O desmatamento, devido à diminuição das árvores e às trocas de oxigênio com a atmosfera, intensifica o efeito estufa e desequilibra o ciclo hidrológico. 
II – O desmatamento eleva os processos erosivos (sulcos, ravinas e voçorocas), decorrente da infiltração da água (chuvas fortes). 
III – O desmatamento diminui a biodiversidade. 
IV –O desmatamento causa desequilíbrios e extinção de espécies. 

É verdadeiro o que se afirma em:

Dentro das reflexões apresentadas, por meio da obra: Educação geográfica: teorias e práticas docentes, de Sônia Castellar, analise as afirmativas abaixo: 

I – O pensamento simbólico representacional acontecerá passo a passo, quando, por exemplo, a criança, colocada em situações de aprendizagens, mediadas pelo professor, compreende a função dos símbolos e dos signos criados socialmente, como a linguagem ou, no caso da geografia, a linguagem dos mapas. 
II - A construção do espaço representativo ocorre a partir do momento em que a criança desenha os lugares de vivência, o espaço perceptivo se estrutura, sucessivamente, indo da relação espacial topológica inicial a relações projetivas e euclidianas. 
III - As relações espaciais euclidianas compreendem a noção de distância, área e equivalência entre as figuras e está relacionada com uma equivalência entre o real e a representação, além da matemática. 
IV - O olhar geográfico da criança pode ser estimulado ao comparar diferentes espaços e escalas de análises, possibilitando comprovar a dicotomia existente entre o local e o global. 
  É verdadeiro o que se afirma em: 

#Questão 1132173 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Artística

Ao contrário de outras correntes artísticas, o____________  apresenta-se como um movimento de crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes, mas modelos culturais passados e presentes. Trata-se de um movimento radical de contestação de valores que utiliza variados canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros. As manifestações (...) são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de modo geral. A criação do Cabaré Voltaire, 1916, em Zurique,    inaugura    oficialmente    o_______________.  
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org. 

O texto acima refere-se ao movimento artístico de vanguarda 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis