Questões Concurso Prefeitura de Vinhedo - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Vinhedo - SP

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir [...]. 
Analise os aspectos abaixo que completariam corretamente o enunciado anterior 

I - acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; 
II - transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até o ensino médio; 
III - oferta do atendimento educacional especializado; 
IV - formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; 
V - participação da família e da comunidade;

É verdadeiro o que se afirma em: 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade: 
I - quantidade, visando à universalização do acesso à escola. 
II - o diálogo 
III - a colaboração 
IV – os sujeitos e as aprendizagens É verdadeiro o que se afirma em: 

Uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação refere-se à superação das desigualdades sociais. No caso específico da referida diretriz, são enfatizados dois aspectos, que foram definidos por meio de qual alternativa? 

A partir das reflexões propostas pelos Parâmetros curriculares nacionais acerca dos ciclos de aprendizagem, analise as asserções posteriores. Marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente. 
[ ] A estruturação por ciclos possibilita compensar a pressão do tempo, inerente à instituição escolar, tornando possível distribuir os conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem. 
[ ] A estruturação em ciclos favorece uma apresentação parcelada do conhecimento e possibilita as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos se apropriem dos complexos saberes que se intenciona transmitir. 

[ ] A estruturação em ciclos reconhece que os conhecimentos adquiridos na escola passam por um processo de construção e reconstrução contínua e não por etapas fixadas e definidas no tempo. 
[ ] Embora a organização da escola seja estruturada em anos letivos, é importante uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo possam ser assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis. 

Sobre o direito ao respeito, definido por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente, observa-se que ele consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo os aspectos definidos a seguir, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis