Questões Concurso Prefeitura de Vinhedo - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Vinhedo - SP

Ao analisar o saber histórico, tomando como base a concepção de documento, definida por meio dos Parâmetros curriculares nacionais, avalie as afirmativas abaixo: 

I – Os historiadores de inspiração positivista do século XIX e início do XX consideravam o documento como testemunho escrito, comprovação e prova sobre os acontecimentos do passado. 

II - Os historiadores de inspiração positivista do século XIX e início do XX, apesar ter o direito de decidir quanto à escolha do documento a utilizar, tinham que manter a fidelidade do conteúdo dos textos. 

III – Ao longo do século XIX e início do século XX, cabia ao historiador, depois de constatar a autenticidade do texto, descrever o real, baseando-se nos dados nele descritos. Nesse sentido, todo texto era considerado documento. 

IV - Ao longo do século XX, o documento adquire outra amplitude no trabalho do historiador. São utilizadas outras fontes de pesquisa histórica relacionadas à preocupação de se estudar outras dimensões da vida social. 
  É verdadeiro o que se afirma em: 

De acordo com Hilário Franco Júnior, as primeiras sociedades só registravam o tempo por meio do critério biológico, sem transformá-lo em história. Nesse sentido, não havia consciência de qual das qualidades abaixo destacadas? 

Ao empregar diferentes linguagens no ensino de história, analisando estritamente o patrimônio cultural, observa-se uma abertura, em que o patrimônio histórico assume novas dimensões, como as destacadas abaixo, exceto 

Analise as assertivas abaixo, marque, posteriormente, a alternativa correspondente: 


I- As metodologias do ensino de história devem partir do contexto da vida do discente, oportunizando a compreensão sobre o mundo. 


II - O aluno deve entender o seu posicionamento enquanto sujeito histórico, e, para que isso ocorra, é essencial que ele se enxergue inserido na sociedade, compreendendo que faz parte desse processo. 


III - A história deve ser vista como uma oportunidade de reconstruirmos nossas raízes por meio da memória e conhecermos nossa verdadeira identidade e herança cultural. 


IV - A proposta curricular sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de História apresenta o trabalho com eixos temáticos/conceituais para que a aprendizagem da História seja encaminhada principalmente a partir das experiências cotidianas de alunos e professores.



De acordo com obra: Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas, de Ana Maria Monteiro et al. (2007), “quando se toma conhecimento de novos documentos curriculares e de textos legais que pretendem reformar a educação básica, interferindo diretamente no processo de ensino e aprendizagem, a primeira atitude é de discuti-los como se as suas publicações já fossem suficentes para que as mudanças se fizessem sentir na organização escolar. Sabe-se, contudo, que o que ocorre é um movimento diferente” que leva em conta alguns elementos: 

I – sujeitos escolares (alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos)
II – cultura escolar
III – métricas
IV – padrões de conformidade 

É verdadeiro o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis