Questões Concurso Prefeitura de Nazarezinho - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Nazarezinho - PB

J. B.G., 61 anos, sexo feminino, sem comorbidades, comparece à Unidade Básica de Saúde para sanar dúvidas acerca da data de realização do próximo exame citológico que deverá realizar. A paciente relatou para a enfermeira que faz o exame anualmente desde os 30 anos de idade, com resultados normais. De acordo com o Ministério da Saúde, como regra geral, o exame citopatológico é recomendado para mulheres com idade de: 

A.B.C., 60 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes Mellitus e doença renal crônica em estágio 5 não dialítico, comparece à Unidade Básica de Saúde com requisição de exames para serem agendados. De acordo com as Diretrizes Clínicas para o cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica no SUS, o paciente deve fazer acompanhamento regular e multidisciplinar, mantendo vínculo com as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sobre a periodicidade mínima dos exames que devem ser realizados pelo paciente de acordo com a programação recomendada e descrita na Diretriz supracitada, é CORRETO afirmar que:

J. M. S., 63 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e gota, bem como histórico de etilismo e tabagismo, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina com o médico. O paciente faz uso das seguintes medicações: losartana 50 mg/dia, hidroclorotiazida 25 mg/dia, rosuvastatina 20 mg/dia, clonazepam 2 mg/dia, sertalina 50 mg/dia. De acordo com o Consenso Brasileiro de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos, publicado em 2016, a medicação utilizada pelo paciente que pode exacerbar gota é:

F. C. B. S., 45 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde relatando a queixa de desconforto intestinal após o início do uso de um medicamento utilizado para o tratamento da diabetes. A paciente já faz uso de Metformina em dose otimizada e nunca apresentou queixas gastrointestinais com o uso dessa medicação. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes de 2019-2020, e dentre as alternativas abaixo, o fármaco antidiabético que pode causar meteorismo, flatulência e diarreia como efeitos adversos é:

M. A. S., 16 anos, sexo feminino, portadora de Lúpus eritematoso sistêmico (LES) e nefrite lúpica, com diagnóstico há um ano, faz uso regular de hidroxicloroquina 400 mg/dia e prednisona em dose 2 mg kg/dia há 3 meses, fazendo acompanhamento clínico na Unidade Básica de Saúde e com reumatologista, que está programando o desmame da prednisona considerando os possíveis efeitos adversos causados pelo corticosteroide. É um efeito fisiopatológico comum decorrente do uso prolongado ou excessivo de corticosteroides:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis