Questões Concurso Prefeitura de Nazarezinho - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Nazarezinho - PB

A competência tributária é a habilidade atribuída pela Constituição da República Federativa do Brasil para que os entes federados possam instituir e cobrar tributos, sendo “[...] requisito essencial da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação” (Brasil, Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, art. 11). A respeito disso, analise os itens a seguir.
I- O exercício da competência tributária pode ocorrer a qualquer tempo, sendo, pois, imprescritível.
II- O não exercício da competência tributária não a confere a pessoa jurídica de direito público diversa daquela a que a Constituição a tenha atribuído.
III- A União poderá instituir, mediante lei complementar, impostos não previstos em sua competência, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição Federal.
IV- A competência para cobrar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural pode ser delegada aos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que haja redução do imposto.
V- Se, em virtude da construção, pelo poder público, de um parque municipal, decorrer valorização nos imóveis da vizinhança, terá o município competência para instituir contribuição de melhoria.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

As síndromes genéticas que acometem os homens no Brasil estão comumente relacionadas a alterações em cromossomos sexuais ou mutações genéticas. Referente ao tema, leia as alternativas abaixo.
I- A Síndrome de Jacobs está relacionada à apresentação de um cromossomo Y extra (XYY). O paciente apresenta estatura maior que a média e pode apresentar dificuldades de aprendizado, problemas na fala e comportamento agressivo.
II- A Síndrome do X Frágil ocorre pela presença de um cromossomo X extra nos homens (XXY), que apresentam, por sua vez, baixa produção de testosterona, infertilidade, ginecomastia (desenvolvimento das mamas), estatura alta, redução da massa muscular e, em alguns casos, dificuldades de aprendizado e problemas de linguagem.
III- Na Síndrome de Turner, ocorre perda parcial ou total do cromossomo Y. Homens afetados podem apresentar estatura alta, deformidades torácicas, características faciais distintas (olhos afastados, pescoço curto e largo), bem como anomalias renais e infertilidade.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

João, menino de 2 anos e 4 meses, é trazido à consulta por sua mãe, que relata que ele não recebe vacinas há mais de um ano. A mãe apresenta o cartão de vacinação, que mostra que João não recebeu a vacina tríplice viral (SCR) aos 12 meses, nem a primeira dose da vacina contra a varicela, que também seria aplicada na mesma idade. Além disso, não foi administrada a dose de reforço da vacina pentavalente, prevista para os 15 meses. A mãe demonstra preocupação e deseja regularizar o esquema vacinal de seu filho. Considerando o caso de João e as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), qual deve ser a conduta do enfermeiro ao organizar o esquema vacinal de João?

Uma cidade de médio porte possui uma população de 250.000 habitantes no início de 2023. Durante o ano, o número total de mortes registradas foi de 2.150. Sabendo-se que a população, ao final de 2023, era de 255.000 habitantes, qual é a taxa de mortalidade por 1.000 habitantes dessa cidade em 2023?
Utilize a fórmula da taxa de mortalidade geral: Taxa de Mortalidade = (Número de óbitos/População média) x1.000 

Em uma emergência hospitalar, a avaliação dos ritmos cardíacos é essencial para a tomada de decisões rápidas e eficazes. Considerando a interpretação dos ritmos cardíacos comumente observados nessa situação, analise as afirmativas a seguir.
I- A fibrilação ventricular é um ritmo de parada cardíaca em que o coração apresenta atividade elétrica desorganizada, o que impede a contração efetiva e a perfusão sanguínea.
II- O ritmo sinusal normal é identificado por uma frequência cardíaca entre 60 e 100 bpm, com ondas P antes de cada complexo QRS e intervalos PR regulares.
III- A taquicardia supraventricular caracteriza-se por um ritmo rápido, superior a 150 bpm, com complexos QRS largos e irregulares.
IV- O bloqueio atrioventricular de segundo grau tipo II (Mobitz II) apresenta uma progressiva prolongação do intervalo PR até que um QRS seja bloqueado.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis