Questões Concurso Prefeitura de Maracajá - SC

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Maracajá - SC

#Questão 1107247 - Pedagogia, Legislação da Educação, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o eixo que supõe: o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas, e a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade, se refere à:

#Questão 1107248 - Pedagogia, Legislação da Educação, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê as medidas de proteção à criança e ao adolescente que são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados, em função de:

#Questão 1107249 - Meio Ambiente, O Meio Ambiente, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

Devido à complexidade natural dos sistemas ecológicos, e ao próprio conceito de sustentabilidade, que é multidimensional, pois envolve aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, o manejo sustentável deve ser entendido como uma busca de passar das condições existentes, de contínua degradação, para condições ambientalmente mais desejáveis e que possam ser medidas por indicadores que envolvam noções de integridade e de saúde ambiental. Podem ser citados como indicadores positivos da qualidade do ambiente:

I.Paralisação do funcionamento hidrológico.
II.Potencial produtivo do solo ao longo do tempo.
III.Biodiversidade.
Fonte: SANTOS, Devanir Garcia dos; ROMANO, Paulo Afonso. Conservação da água e do solo, e gestão integrada dos recursos hídricos. Revista de política agrícola, v. 14, n. 2, p. 51-64, 2005.

É CORRETO o que se afirma em:

O Brasil vem realizando esforços por intermédio da criação e implementação de diretrizes e políticas públicas no sentido de promover e incentivar a educação ambiental no ensino fundamental, fenômeno este que possibilitou a expansão da educação ambiental em uma magnitude que provocou, de modo geral, a diminuição de diversos tipos de desequilíbrios regionais. Segundo as diretrizes do Ministério da Educação, a educação ambiental deve ser desenvolvida por diferentes modalidades básicas nas escolas:

I.Projetos.
II.Inserção da temática ambiental nas disciplinas.
III.Disciplinas especiais.

É CORRETO o que se afirma em:

#Questão 1107251 - Meio Ambiente, O Meio Ambiente, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

Os ecossistemas são parte integrante da diversidade biológica, uma vez que são compostos por uma ou mais comunidades de organismos vivos que interagem com os seus ambientes físicos e químicos, incluindo a água, o ar, a temperatura, a luz solar e os nutrientes. Medidas de conservação e utilização sustentável dos ecossistemas são necessárias para resguardar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Por isso, o Brasil se comprometeu com a conservação desses ambientes por meio de algumas estratégias.
Fonte: Ricklefs & Relyea, 2014 apud Conservação de Ecossistemas. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade-e-biomas/biomas-e-ecossistemas/conservacao-1/conservacao

Dentre as estratégias adotadas pelo país para a conservação ecossistêmica, identifique e marque a alternativa CORRETA.

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