Questões Concurso Prefeitura de Maracajá - SC

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Maracajá - SC

Em um treinamento, o instrutor ensina os motoristas de ambulância a identificar sinais de fadiga no veículo e a prevenir falhas mecânicas durante emergências. Ele destaca o cuidado com o sistema de freios em veículos pesados. Qual das opções abaixo é o principal sintoma de superaquecimento do sistema de freios em um veículo de emergência?

Um determinado motorista de ambulância aprende sobre conservação e manutenção preventiva de veículos de emergência. O instrutor destaca os itens críticos para segurança e desempenho. Quais dos itens abaixo devem ser inspecionados periodicamente em veículos de emergência?



I. Sistema de iluminação.


II. Sistema de direção.


III. Filtros de ar e combustível.


IV. Calibragem e estado dos pneus.



Marque a opção que condiz com as informações acima:

#Questão 1107244 - Meio Ambiente, Educação Ambiental, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

A conscientização do papel do homem e da educação na preservação ambiental é envolvida diretamente pela educação ambiental que é um componente essencial e permanente na educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Diante disso, contribuindo para o papel do homem na sociedade, está a formação dos professores, através do (a):

I.Aprofundamento conceitual que permita a produção de conhecimentos internacionais em detrimento dos locais.
II.Experimentação de metodologias de projetos de intervenção e transformação, por meio de instrumentos como a pesquisa-ação-participativa e o fomento à relação escola-comunidade.
Fonte: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambientalna escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.

A partir da análise desses itens, é possível AFIRMAR que:

A educação patrimonial visa promover a disseminação de informações sobre o patrimônio cultural e a utilização desse patrimônio como fonte de conhecimento e aprendizado. Entretanto, um grande desafio é incluir o patrimônio cultural no currículo escolar, seguindo os passos do que vem ocorrendo com o tema meio ambiente. É preciso restabelecer o vínculo entre a educação e a cultura brasileira, assim algumas estratégias favorecem a valorização da educação patrimonial, dentre elas, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)Capacitação e formação de pessoal, desde técnicos à comunidades envolvidas nas atividades de preservação.
(__)Diminuição das parcerias entre municípios e estados.
(__)Diversificação de programas e metodologias implantadas nessa área.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.

#Questão 1107246 - Meio Ambiente, Educação Ambiental, UNESC, 2025, Prefeitura de Maracajá - SC, Professor de Educação Patrimonial Ambiental

No histórico da educação ambiental, no ano de 1997, foi institucionalizado um subsídio para apoiar a escola na elaboração do seu projeto educativo, inserindo procedimentos, atitudes e valores no convívio escolar, bem como a necessidade de tratar de alguns temas sociais urgentes, de abrangência nacional, denominados como temas transversais: meio ambiente, ética, pluralidade cultural, orientação sexual, trabalho e consumo, com possibilidade de as escolas e/ou comunidades elegerem outros de importância relevante para sua realidade.
Fonte: HENRIQUES, Ricardo et al. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília: Cadernos SECAD 1, 2007.

O texto acima refere-se ao documento orientador:

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