Questões Concurso Prefeitura de Limeira - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Limeira - SP

Uma paciente de 42 anos de idade, com IMC de 30 kg/m2, obteve o diagnóstico de diabetes melito há 3 anos. Foi tratada inicialmente com dieta e exercícios e, há cerca de 6 meses, usa metformina (1 g/dia) e glibenclamida (5 mg/dia). Apresentou os seguintes resultados na avaliação laboratorial: glicose de jejum = 220 mg/dL; hemoglobina glicada = 11,5%; colesterol total = 235 mg/dL; colesterol HDL = 30 mg/dL; colesterol LDL = 140 mg/dL; triglicerídeos = 350 mg/dL, gama glutamil transferase = 150 U/L (VR: 12-73).

Com relação à conduta terapêutica adequada ao caso clínico acima, julgue os itens que se subseguem.

A dose de metformina pode ser aumentada para 2,0 g ao dia, e a dislipidemia deve ser tratada com estatinas associadas a fibratos em altas doses.

Considerando os cuidados a serem tomados em relação a um paciente com 85 anos de idade, em fase terminal de câncer do cólon, que se apresenta muito confuso e com expressão de dor, julgue os itens subseqüentes.

A despeito do efeito positivo da morfina, essa substância não deve ser prescrita, devido às óbvias implicações legais decorrentes do risco de dependência.

Considerando os cuidados a serem tomados em relação a um paciente com 85 anos de idade, em fase terminal de câncer do cólon, que se apresenta muito confuso e com expressão de dor, julgue os itens subseqüentes.

A hioscina aplicada por via subcutânea constitui valiosa alternativa para combater o excesso de secreções nas vias respiratórias, causa de respiração ruidosa.

A mãe de Patrícia, de 15 meses de idade, levou-a ao pediatra porque, pela manhã, Patrícia apresentou febre, com temperatura de 39 ºC, dor à deglutição, cefaléia e náusea. Ao exame, o médico observou adenomegalias dolorosas na região cervical e angina eritêmato-pultácea, o que levou ao diagnóstico de faringoamigdalite aguda. Logo após o exame, ainda com hipertermia, Patrícia sofreu aparente perda de consciência e contrações tônico-clônicas generalizadas, com duração inferior a um minuto. Essa foi a primeira vez que semelhante fato ocorreu com ela. Esse último quadro foi diagnosticado pelo pediatra como convulsão febril.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A convulsão febril é muito rara na idade de Patrícia.

Uma paciente de 15 anos de idade e que teve menarca aos 14 anos apresenta, há 3 meses, quadro de cólicas menstruais intensas que iniciam 24 horas antes do fluxo menstrual e duram no máximo 2 dias.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens subseqüentes.

No tratamento dessa paciente, podem ser utilizados inibidores da sintetase das prostaglandinas ou anticoncepcionais hormonais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis